2023/10/07

Amazon lança os seus primeiros satélites Kuiper

A Amazon dá finalmente o seu primeiro passo para criar a sua constelação de satélites Kuiper para competir com a Starlink da SpaceX, lançando os dois primeiros satélites num foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA).

Há muito que se conhecem os planos da Amazon para criar uma constelação com milhares de satélites que replica a Starlink da SpaceX. O projecto iniciou-se em 2018 e obteve as autorizações da FCC em 2020. Mas desde então, enquanto a SpaceX continua a enviar dezenas de satélites Starlink para o espaço a cada poucas semanas, o projecto da Amazon não mostrava sinais de vida, até agora.

Os Kuipersat-1 e Kuipersat-2 foram colocados em órbita a cerca de 500 km de altitude, e tudo parece ter corrido como era esperado, com a Amazon a confirmar as comunicações com ambos os satélites. Embora a Amazon esteja a desenvolver o seu foguete New Glenn, os planos são de usar foguetes de alta-capacidade diferentes empresas, como o Ariane 6 e o Vulcan Centaur da ULA - tudo foguetes que se deverão estrear no próximo ano. Obviamente, não será provável que a Amazon recorra a lançamentos feitos pela sua rival SpaceX, embora potencialmente isso até lhes pudesse poupar dinheiro.

Este início dos lançamentos não acontece por acaso. A Amazon tem autorização para criar a sua constelação Kuiper com 3236 satélites, mas tem que assegurar que pelo menos metade está em órbita e a funcionar até Julho de 2026, o que dá uma média de envios de 50 satélites por mês até lá. Neste momento, a Starlink já tem cerca de 5 mil satélites Starlink em operação do total de 12 mil que vai lançar na primeira fase, e está em curso de obter permissão para o lançamento de mais 30 mil satélites.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)