A Samsung junta-se à Google nas campanhas de pressão para que a Apple implemente RCS.
A Apple tem sido intransigente quanto a usar o iMessage como elemento diferenciador entre iPhones e Androids, com as mensagens "azuis" vs "verdes". Mensagens que, neste vídeo da Samsung, querem ser tratadas por igual e sem diferenciação.
Toda a questão gera bastante polémica, na sua maior parte devido a "clubismos" do que questões técnicas. E não deixa de ser curioso que até sites de tecnologia pensem que o RCS é mais um serviço de mensagens criado pela Google, quando na verdade se trata dos "SMS 2.0" e criado pela GSM Association como standard aberto que deveria ser seguido e adoptado por todos os fabricantes - sendo no entanto verdade que a Google ajudou na sua adopção, perante o processo excessivamente que estava a levar para que as operadoras de telecomunicações o suportassem.
A campanha chega em boa altura, pois a UE está em fase de investigação para determinar se o iMessage será abrangido pelo DMA e, como tal, ser forçado a permitir a interoperação com serviços de mensagens concorrentes, coisa a que a Apple tem desesperadamente tentado escapar.
Nesta altura, a recusa da Apple em suportar o RCS vai sendo de justificação cada vez mais difícil. Para uma empresa que tanto diz preocupar-se com a segurança dos seus utilizadores, o simples facto do RCS permitir mensagens com encriptação E2E deveria, por si só, ser motivo mais que suficiente para que a Apple tivesse sido uma das primeiras a implementá-lo. E, quanto mais o adiar, apenas demonstra que há outras prioridades que coloca à frente dessa preocupação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)