2023/09/05

Apple tenta que iMessage escape às exigências europeias do DMA

Como seria de esperar, a Apple faz uma última tentativa desesperada para manter o iMessage fechado perante as exigências do Digital Markets Act (DMA) europeu.

Com o DMA, entram em vigor toda uma série de exigências na europa para empresa e plataformas de grande dimensão. No caso dos serviços de mensagens comunicações, há a exigiência de disponibilizar APIs que permitam a interoperação entre serviços, de modo a que diferentes serviços de comunicações possam comunicar com outros serviços concorrentes. E obviamente, a Apple não quer abrir mão do seu iMessage.

A Apple está a tentar alegar que o iMessage não tem dimensão ou representação suficiente para justificar que seja abrangido pelo DMA (45 milhões de utilizadores mensais), esperando poder continuar a mantê-lo fechado em exclusivo na sua própria plataforma. Ora, parece algo um pouco difícil de conciliar com o facto de a Apple ter centenas de milhões de iPhones na Europa, e de todos eles usarem implicitamente o iMessage, criando o célebre dilema das bolhas de conversação azuis (quando são mensagens iMessage) vs verdes (quando são SMS tradicionais). Adicionalmente há que referir a atitude oportunista da Apple, que se tem recusado a adicionar o suporte para o RCS (a evolução dos SMS), e que no passado foi apanhada a dizer que não tinha qualquer interesse em permitir o iMessage nos Android porque assim os clientes ficariam presos na sua plataforma. Relembre-se que, quando Steve Jobs apresentou o iMessage, disse expressamente que seria uma plataforma que seria aberta a todos - coisa que nunca veio a ser cumprida; em oposição, temos Tim Cook, que recomenda que as pessoas comprem iPhones se quiserem as mensagens azuis.
Além do iMessage, a Apple também vai ter que abrir mão do acesso ao iOS, permitindo lojas alternativas e instalação de apps sem passar pela App Store - coisas para as quais não parece ter desculpa para evitar (embora seja provável que faça tudo ao seu alcance para as dificultar do ponto de vista técnico).

A Comissão Europeia vai revelar quais são as empresas e serviços que serão abrangidos pelo DMA a 6 de Setembro, pelo que já não falta muito para sabermos se em breve será possível enviar mensagens directamente do WhatsApp para o iMessage e vice-versa.


Actualização: A Apple conseguiu que o iMessage não ficasse incluído na lista inicial do DMA, mas vai ser alvo de uma investigação da UE para determinar se efectivamente atinge o número limite de utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)