2019/06/18

Google acelera adopção do RCS no Android


A Google parece ter ficado farta da lentidão dos operadores na adopção do RCS - a nova geração dos SMS para as mensagens - e decidiu carregar no pedal do acelerador, deixando que os utilizadores o utilizem nos seus Android sem dependerem do suporte dos operadores de telecomunicações.

Há vários anos que ouvimos dizer que o RCS são os SMS do futuro e que o Android os vai ter, mas na prática as coisas pouco têm evoluído. Esta adopção lenta dos RCS poderá também ter tido peso na confusão da Google a nível dos seus serviços de mensagens; já que tudo parece indicar que a Google não quis apostar a sério em (mais um) serviço seu para apostar no RCS universal; e agora chega-se ao limite da paciência para que o RCS comece a mostrar o que vale.

Ainda durante este mês, a Google vai permitir que os utilizadores Android no Reino Unido e França activem as mensagens RCS; e que na prática terá um efeito idêntico ao do iMessage nos iPhones: se os utilizadores estiverem a trocar mensagens com alguém cujo smartphone não suporte o serviço, serão utilizados SMS convencionais; se o equipamento suportar RCS, a experiência será idêntica à de qualquer app moderna de mensagens, com notificação de leitura, troca de fotos e vídeos, etc. A Google actuará como "intermediário" para permitir a utilização de RCS mesmo que os operadores não o façam, contornando o pesadelo das incompatibilidades, esperando que isso sirva como forma de pressionar a adopção oficial e nativa deste novo sistema.

Se a Google estiver realmente empenhada a fazer chegar o RCS a todos, é de esperar que esta táctica seja expandida a nível mundial o mais rapidamente possível. No entanto, continua por resolver a questão da encriptação "end-to-end" das mensagens, de forma a que só o emissor e destinatário as possam ler; uma das lacunas do RCS face a outros serviços de mensagens, e na qual a Google diz "estar a trabalhar"; e também o facto de estar associado a um número de telefone e não uma conta de utilizador (impossibilitando / dificultando a sua utilização em múltiplos equipamentos - embora já seja possível fazê-lo a partir da web).

4 comentários:

  1. Ainda ontem consegui ativar este serviço no meu android, usando a rede vodafone. Contudo ainda não consegui testar.
    De acordo com o que percebi a rede da Vodafone é a única que suporta este serviço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confere. Eu como tenho vodafone também tenho RCS mas a MEO e a NOS devem-se estar a borrifar para isso

      Eliminar
    2. Já testei, de android para outro android (ambos vodafone). Curioso é que um dos android tem a aplicação nativa (P8 Lite 2017) e funciona na mesma!

      Eliminar
  2. na era onde a privacidade anda a ganhar consciênica, isto é apenas lixo, ruído e bloatware

    ResponderEliminar