2018/06/19

Android Messages já deixa enviar mensagens da web

A Google parece ter finalmente definido o seu rumo nas apps de mensagens, apostando no standard RCS (o sucessor dos SMS), e agora resolve a questão de também se poder receber e enviar mensagens a partir do computador.

Os serviços de comunicações da Google têm sido uma "trapalhada" nos últimos anos, com diversos serviços a competir entre si: Hangouts, Allo, Duo, e também o Messages, que tratava dos SMS nos Android mas tem ganho capacidades que o vão tornando uma alternativa aos outros, por conta do RCS que iguala as capacidades associadas às apps de chat modernas - tendo a Google decidido que a equipa do Allo passaria a trabalhar no Messages.

O Messages conta agora com funcionalidades melhoradas como o envio de GIFs animados, smart replies para respostas automáticas aceleradas, mostra previews de links (algo que a Europa quer taxar, caso a actual proposta de reforma dos direitos de autor seja aprovada), e até facilita a utilização de códigos 2-factor enviados via SMS, permitindo copia-los com um só toque para que possam ser usados noutras apps. Mas aquela que se destaca mais é a possibilidade de se usar o Messenger na web.


Os utilizadores poderão simplesmente aceder ao site messages.android.com, onde depois de emparelharem o seu computador com o smartphone via um código QR, poderão ler e responder às mensagens directamente no browser como se estivessem a fazê-lo no seu smartphone - sendo bastante mais conveniente para quem estiver a trabalhar num computador ao longo do dia (mas não sendo necessário que esteja sequer na mesma rede WiFi).

São funcionalidades que permitem que o Messages comece a tornar-se numa alternativa mais realista às iMessages da Apple, que desde o início tem sido um dos serviços de mensagens que melhor unificou as "mensagens modernas" e SMS sem necessidade de usar apps separadas; e onde o único ponto negativo é o facto da Apple insistir em mantê-las exclusivas às suas plataformas. Caso a Apple lançasse um iMessages para Android... sem dúvida que teria complicado bastante a vida a todos os serviços de mensagens; assim, a longo prazo, está apenas a dar espaço para que apps como este Messages da Google cresçam... e sendo inevitável que futuramente a Apple venha a ser obrigada a implementar o RCS (sendo um standard).

9 comentários:

  1. Tenho a versão 3.3.043 actualizada a 14/6/2018 e não tenho essa opção de mensagens para a web

    ResponderEliminar
  2. Pergunto-me até se não seria possível dispensar o emparelhamento com o smartphone: sendo que o RCS se baseia em IP, bastaria que se fizesse o "login" do numero móvel no browser, sem necessidade do telemóvel ✌

    ResponderEliminar
  3. +1 sem a opção de mensagens para a web (!?!?); não percebo porquê...

    ResponderEliminar
  4. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.messaging

    ResponderEliminar
  5. Também não tenho e uso Android one

    ResponderEliminar