2023/10/14

Ubuntu infectado com "hate speech" nas traduções

A Canonical sofreu um embaraçoso incidente que forçou à remoção temporária do Ubuntu 23.10 por conter "hate speech" nas traduções.

O Ubuntu continua a ser uma das distros Linux mais populares, e terá também sido por isso que se tornou num alvo para esta campanha, em que lhe foram adicionadas traduções maliciosas contendo insultos e mensagens de ódio para quem escolher a língua Ucrâniana durante o processo de instalação do sistema.

A versão foi removida passadas poucas horas, revertendo-se o sistema para as traduções anteriores; mas não sem que isso levantasse uma série de críticas à Canonical quanto à forma como isto foi sequer possível. Do lado dos críticos, surgia a questão: se a Canonical não verifica sequer os textos envidos por pessoas desconhecidas, será que se pode confiar na segurança do sistema? Do lado dos defensores surgia a explicação que, se é certo que um developer de qualquer parte do mundo tem capacidade para analisar código contribuído por qualquer outro developer de qualquer outra parte do mundo, o mesmo não acontece para textos em línguas que não conhece.
De qualquer forma, tendo a Canonical a dimensão que tem, e o Ubuntu a abrangência que tem, é indesculpável que o processo de aprovação de traduções não seja mais robusto, passando por um processo de validação e verificação por múltiplos utilizadores com pontuação por reputação, etc.

Para quem quiser instalar o Ubuntu, podem continuar a fazê-lo através do instalador ISO tradicional, que não foi afectado por este incidente, ou fazendo a actualização a partir de uma versão anterior do Ubuntu.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)