2023/11/26

A incrível engenharia do ITER - o maior reactor de fusão do mundo

O ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) está a ser construído em França para demonstrar a viabilidade dos reactores de fusão nuclear.

O mundo aguarda impacientemente pela entrada na era da fusão nuclear e um futuro de energia limpa e praticamente ilimitada. O ITER começou a ser construído em 2020 e espera-se que possa entrar em funcionamento em 2025, mas é assombroso espreitar a escala desta mega-obra de engenharia que decorre em França.

Não é que não se tenham já tido exemplos idênticos no passado, como o LHC (que demorou uma década a ser construído). Mas enquanto os resultados do LHC são principalmente destinados à comunidade científica, o ITER terá resultados práticos de aplicação bem mais imediata: a geração de energia.



Além desta mega-projecto, o sector da fusão nuclear tem muitas outras empresas que dizem estar prestes a demonstrar a sua viabilidade, como a Helion Energy, que aposta em reactores mais compactos e com conversão directa para energia eléctrica sem necessidade de usar vapor e turbinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)