2023/11/02

Brave instala serviços VPN sem perguntar - mas promete mudar isso em breve

O browser Brave está a ser criticado por instalar serviços VPN sem pedir qualquer consentimento aos utilizadores.

Quem instalar o Brave em Windows e for espreitar a lista de serviços do sistema, poderá encontrar dois novos serviços para os quais não teve qualquer opção de escolha: o Brave VPN e Brave Wireguard. Os serviços são referentes ao serviço de VPN da Brave, que é um serviço pago; e por isso, há utilizadores que criticam a necessidade de os ter instalados nos computadores de utilizadores que não usam esse serviço.

Os responsáveis da Brave já vieram salientar que estes serviços, apesar de serem instalados, não ficam activos a não ser para os utilizadores que paguem pelo serviço de VPN; no entanto, também compreendem que os utilizadores não tenham gostado desta situação e prometem alterar o sistema em breve.
Em vez de recorrer a serviços do Windows, o Brave passará a utilizar estes serviços como componentes do próprio browser, o que evitará a instalação dos serviços durante a instalação, e só os descarregará e activará para os utilizadores que os forem utilizar.

É uma solução bastante mais eficiente e amiga dos utilizadores, e que deveria ter sido implementada logo desde o início. Mas, como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca, e pelo menos a Brave teve a boa postura de escutar as críticas e encontrar forma de resolver a situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)