2023/11/21

YouTube adiciona atraso de 5 segundos no Firefox?

Alguns utilizadores estão a deparar-se com pausas de 5 segundos quando tentam abrir o YouTube no Firefox.

Recentemente o YouTube anunciou estar a expandir o combate aos ad-blockers, e como parte dessa iniciativa parece também estar a piorar propositadamente a experiência de utilização em browsers concorrentes como o Firefox.

Um utilizador deparou-se com um estranho atraso de 5 segundos ao tentar abrir o YouTube no Firefox.
Possíveis problemas técnicos, relacionados com a ligação ou com o próprio browser, foram rapidamente descartados, uma vez que forçando o browser a identificar-se como Chrome fazia com que o YouTube carregasse de forma imediata, sem qualquer atraso. Algo que foi confirmado explorando-se o código da página, e vendo que no caso do Firefox era adicionado um atraso deliberado de cinco segundos (para este utilizador).

Pode ser um teste para penalizar os utilizadores nos casos em que tentarem bloquear publicidade no YouTube, mas como já tinhamos dito, são técnicas que rapidamente também poderão ser contra-bloqueadas pelos ad-blockers - neste caso, bastando até simular que o browser é o Chrome, apesar de ser o Firefox. E isto sem falar na questão de que este tipo de detecção e discriminação poderá ser ilegal na UE.


Actualização: O YouTube diz que a medida não visa especificamente o Firefox mas sim os utilizadores de adblockers - mas sendo assim, como se justifica que mudando a indicação do browser o atraso desaparecesse?

2 comentários:

  1. O que me acontece a mim é não ver a publicidade mas fico com o ecrã preto durante o tempo que a publicidade durar. Isto com o adblock ligado

    ResponderEliminar
  2. No Google Chrome que Ad-blocker é que usam ?

    ResponderEliminar