O Messenger vai passar a activar a encriptação end-to-end nas mensagens e chamadas um-para-um.
Apesar de ser algo que estava a ser prometido há algum tempo, só agora é que o Messenger passará a aplicar encriptação E2E (end-to-end) automaticamente nas chamadas e conversas um-para-um - como o WhatsApp já faz há algum tempo. Com isto, estas mensagens e chamadas só poderão ser vistas e ouvidas pelos utilizadores intervenientes, e nem a Meta conseguirá saber o que está a ser dito. É algo pelo qual os defensores da privacidade lutam à muito, e que se torna na única forma de assegurar que as comunicações dos utilizadores não poderão ser espiadas ou analisada para qualquer efeito (como determinar os interesses dos utilizadores).
O uso da encriptação end-to-end não terá qualquer impacto a nível das funcionalidades que os utilizadores estão habituados a usar no Messenger; mas por agora os grupos de mensagens continuarão a não ter encriptação end-to-end a não ser que seja activado manualmente.
Uma das coisas que esta alteração implica, é que será necessário criar um PIN quando se quiser transferir as mensagens para um novo dispositivo.
Embora se possa associar esta medida com a protecção de utilizadores em países com regimes mais autoritários, isso é algo que também acaba por ser necessário em países como os EUA, onde as autoridades têm recorrido cada vez mais ao rasto digital das pessoas (localização, histórico de pesquisas, emails e mensagens) - muitas vezes abrangendo não só os "suspeitos" como o público em geral.
Como é habitual, esta actualização poderá demorar algum tempo a chegar a todos os utilizadores e ser aplicada a todas as mensagens.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)