A Apple teve papel importante na remoção da ficha tradicional de 3.5 mm para os headphones dos smartphones, impulsionando todo o mundo para os headphones e earphones Bluetooth. Foi uma medida que começou por ser ridicularizada por muitas marcas, que posteriormente acabaram por fazer o mesmo, resultando no cenário actual, em que os smartphones com ficha para headphones se tornam na excepção e não na regra.
Como efeito secundário disso, acabamos por ter situações completamente ridículas, como descobrirá quem quiser ligar os seus AirPods Mac por cabo a um iPhone. Para tal é preciso usar um adaptador de ficha Lightning para ficha de 3.5 mm, ligado a um adaptador de 3.5 mm para ficha Lightning!
Um conjunto que não só é ridículo, como também obriga a gastar quase 50 euros em adaptadores, para fazer algo que há uns anos atrás, não tinha qualquer custo e era capacidade standard em que nem se pensava.(Why can't you just use a straight lightning-lightning cable? Well first they don't actually make those, but also the iPhone is outputting an analog signal which is converted back to digital by a teeny chip in the second cable)
— Daniel Feldman (@d_feldman) January 29, 2024
Isto torna-se necessário porque, em primeiro lugar, a Apple não faz cabos Lightning-Lightning, mas também por causa dos formatos utilizados, já que o iPhone faz sair o áudio em formato analógico, que depois tem que ser convertido novamente para digital pelo segundo adaptador. Uma dupla conversão que, mesmo assim, resulta em qualidade sonora superior à que se tem através da transmissão Bluetooth, e que se torna no principal motivo que leva qualquer pessoa a considerar este dispendioso conjunto.
Para as gerações mais recentes, até poderá parecer "magia" falar-lhes de um tempo em que todos os headphones funcionavam com todos os aparelhos que produzissem som, porque todos eles usavam uma ficha standard, sem chatices de codecs e conversores.
Isso faz lembrar uma coisa que, desde 2011, "amofina" o Pedro Couto e Santos:
ResponderEliminarhttps://www.macacos.com/2011/02/07/uma-coisa-que-me-amofina/
E eu concordo totalmente com ele.
Eliminar