Está a circular a notícia de que a Google vai encerrar o Gmail em Agosto de 2024, mas a maioria dos utilizadores não terá que se preocupar.
A Google já nos habituou ao ritual de matar alguns dos seus serviços com regularidade (ainda há quem não se esqueça da morte do Google Reader!) mas desta vez não há motivos para alarme, pois (ainda?) não chegou a hora de matar o Gmail.
O que se passa é que, tal como já tinha sido anunciado o ano passado, o Gmail vai perder o interface HTML simplificado.
Este modo de acesso ao Gmail é extremamente limitado, não contando com nenhuma das funcionalidades avançadas a que a maioria dos utilizadores está habituado, e era destinado a ser usado com browsers antigos ou em cenários onde a ligação à internet fosse extremamente lenta ou limitada. Um tipo de uso que a Google terá achado que já não se justifica no mundo moderno, levando ao encerramento do acesso ao Gmail por esta via.
O modo HTML já tem vindo a ser desaconselhado há muito, e quem o tentar usar tem que enfrentar um popup de confirmação que tenta redireccionar o utilizador de volta para a versão moderna do Gmail.
A partir de Agosto, qualquer tentativa de aceder ao modo HTML básico será automaticamente direccionada para a versão normal.
Nota: O modo HTML simplificado também é frequentemente utilizado por invisuais, pois facilita o funcionamento dos screen readers. Para esses casos a Google disponibiliza algumas instruções de como se pode configurar o Gmail moderno para melhor se adequar a esse tipo de utilização.
2024/02/23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)