2024/02/16

Vision Pro sofrem com falta de multi-utilizador

A insistência da Apple nos dispositivos para um só utilizador volta a penalizar - sobremaneira - os óculos Vision Pro.

Há muito que a Apple se tem recusado determinantemente a adicionar suporte para múltiplos utilizadores nos seus produtos. Se no iPhone isso foi sendo tolerado, com o smartphone a ser efectivamente um dispositivo de uso pessoal, as coisas começaram a tornar-se mais difíceis de justificar com a chegada do iPad, com um tablet a ter muito maior probabilidade de ser um produto partilhado por várias pessoas em casa. Apesar disso a posição da Apple continua a ser "comprem um iPad para cada pessoa", uma desculpa que agora cai completamente por terra com a chegada dos Vision Pro.

Os Vision Pro, tal como os iPhones e iPads, não suportam múltiplos utilizadores. E apesar de terem um modo "guest" que pode ser usado ocasionalmente para que se possa mostrar os óculos a um amigo, isso em nada ajuda no caso de se querer partilhar os óculos frequentemente com outras pessoas em casa. Os Vision Pro são um produto para uma só pessoa, mas a desculpa de "comprar outro" já não será tão bem tolerada - nem mesmo pelos fãs da Apple - para um produto que custa mais de 3500 dólares!
[o macOS torna-se na excepção à regra no suporte multi-utilizador]

Para piorar (melhorar?) as coisas, isto é algo que não seria difícil fazer. O sistema de ajuste da correia de suporte facilmente se acomoda a diferentes pessoas, e o adaptador de rosto tem encaixe magnético que também permite a sua rápida substituição. Junte-se o reconhecimento ocular, e os óculos poderiam facilmente identificar o utilizador e ajustar-se em conformidade.

Considerando que a Apple tem ignorado por completo os pedidos dos utilizadores há mais de uma década, não é de prever que as coisas mudem. Mas fica a curiosidade para saber se a Apple também irá manter esta posição no seu futuro automóvel: será que vai lançar um carro com um só lugar, dizendo que quem quiser transportar mais pessoas pode comprar carros adicionais?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)