No Android 15 a Google quer ter um componente WebView mais resistente a crashes e bugs.
O WebView é um componente no sistema Android que, basicamente, funciona como uma janela do Chrome - podendo ser usada por apps para apresentarem conteúdos web, ou até para servir de base a web apps. É uma parte fundamental do sistema e de muitas apps, e que devido à necessidade de poder ser actualizada rapidamente, é distribuída através da Play Store como uma app convencional, dispensando a espera por uma actualização de sistema - e assim garantindo também que chega a todos os Android (com acesso à Play Store) mesmo que o fabricante do smartphone nunca se dê ao trabalho de lançar uma actualização.
Mas, há partes do componente que ainda estão dependentes do sistema, e no Android 15 a Google quer reduzir essa dependência com um novo módulo WebView Bootstrap.
O objectivo é libertar os utilizadores dos atrasos das actualizações disponibilizadas pelos fabricantes, que pode ser de semanas, meses, anos (ou nunca chegarem), permitindo que a Google lance as actualizações directas para todos os Android, até mesmo quando é necessário mexer em coisas mais profundas do que as que era possível actualizar remotamente até agora.
Em 2021 assistiu-se a uma série de apps Android que começaram a crashar sem explicação aparente, e acabou por se descobrir que afinal era devido a um qualquer bug no WebView. Se isso aconteceu uma vez, é inevitável que possa vir a acontecer mais vezes, e talvez de forma ainda mais grave. Ter a capacidade de lançar uma actualização que rapidamente chegue aos equipamentos, permitirá solucionar isso no menor espaço de tempo possível (ficando apenas a faltar a questão de quanto tempo demorará até que o futuro Android 15 chegue às mãos de parte representativa dos utilizadores Android).
2024/03/03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Incrível como em 2024 a Google ainda não conseguiu resolver um problema que a Microsoft já tinha solucionado antes do Android sequer aparecer. As actualizações de sistema já são um problema resolvido há anos, mas a Google parece pouco preocupada em soluccionar de verdade.
ResponderEliminarPor isso é que a Microsoft é detentora do primeiro lugar na venda de smartphones. Oops...
Eliminar