A Google diz ter melhorado o Safe Browsing do Chrome para apanhar sites maliciosos em tempo real.
Há muito que o Chrome conta com a função "Safe Browsing" que verifica se um site que se tente visitar está numa lista de sites maliciosos ou de phishing. O sistema funciona bem, mas o problema é que essa lista de sites maliciosos só é actualizada aproximadamente a cada 30-60 minutos, não podendo proteger os utilizadores de muitos sites de phishing que têm um tempo médio de vida de apenas 10 minutos ou menos. Para lidar com isso, a Google está a acelerar substancialmente o processo.
A partir de agora o Chrome passa a contar com protecção em tempo real contra sites maliciosos quando se tem o Safe Browsing activo.
Sabendo-se que isto levantaria questões de privacidade (a lista normal do Safe Browsing é mantida do lado do utilizador e a Google não sabe que sites o utilizador quer visitar, mas neste modo os sites têm que ser enviados para validação num servidor da Google), a Google implementou um sistema que diz assegurar a privacidade dos utilizadores, removendo identificadores pessoais e codificando o URL, e de seguinda misturando o pedido com o de outros utilizadores, de modo a que o mesmo possa ser verificado mas sem saber especificamente qual o site que cada utilizador quer visitar.
A Google diz que o novo sistema deverá ser capaz de apanhar 25% mais sites de phishing do que o sistema anterior.
Este Safe Browsing em tempo real já está disponível na versão mais recente do Chrome para desktop e iOS, e chegará nas próximas semanas ao Chrome para Android. (A Google tem melhorado as coisas a nível de lançar novidades nas versões para Android face às versões para iOS, mas neste caso ainda se verifica o oposto.)
2024/03/14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)