A Neuralink de Elon Musk tem estado a desenvolver um implante colocado directamente no cérebro, que permite a leitura das ondas cerebrais e a sua utilização para interagir com um computador. A ideia é criar um interface que permita controlar as coisas com o pensamento, e apesar da empresa estar a ser criticada pela falta de transparência e a forma como tem feito testes em animais (e agora pessoas), a empresa mostrou agora o seu primeiro paciente e um pouco daquilo que consegue fazer.
Noland Arbaugh, um tetraplégico de 29 anos, só tem bem a dizer do sistema (não seria de esperar outra coisa), mostrando como consegue controlar o computador apenas com o pensamento, tendo associado o pensamento de mover a sua mão para cima / baixo / esquerda / direita com o movimento do ponteiro do rato.
— Neuralink (@neuralink) March 20, 2024
A questão é que este tipo de coisa não é nova, e alguns críticos referem que o mesmo poderia ser conseguido através de métodos não-invasivos, evitando os riscos e potenciais complicações de uma cirurgia ao cérebro.
No entanto, estes são ainda os primeiros passos, e certamente no futuro iremos ver capacidades acrescidas em que o sistema da Neuralink se distancie dos métodos não-invasivos, potencialmente permitindo a detecção de uma gama bastante mais abrangente de pensamentos e acções complexas. De uma forma ou de outra, esperemos que este e outros projectos venham a ter sucesso, e que possam transformar a vida das pessoas que deles tenham necessidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)