Recentemente, fui surpreendido por um vídeo promovido e sugerido pelo YouTube, que afinal era um vídeo fraudulento a fazer-se passar por emissão em directo da SpaceX com Elon Musk.
No X / Twitter, já se tornou habitual (ultimamente menos) ver contas que se faziam passar por Elon Musk a prometer dar criptomoedas. Mas desta vez tive a estreia de ver um caso idêntico no YouTube.
Normalmente, o YouTube está bem afinado para os meus gostos e apresenta-me uma lista de vídeos sugeridos realmente relevantes. Daí que não estranhasse que por lá aparecesse um vídeo que dizia ser uma transmissão em directo da SpaceX referente ao próximo voo da Spaceship. Mas assim que cliquei nele depressa descobri que o vídeo não era aquilo que parecia ser.
O vídeo em si mostrava Elon Musk a falar em frente à Starship, desde logo com um QR Code bastante suspeito sobreposto na emissão. O áudio, numa voz em tudo idêntica à de de Elon Musk, ia dizendo que uma qualquer lenga-lenga de que queria agradecer às pessoas que o apoiavam, e que - e aqui entra a parte das burlas habituais que se viam no Twitter - e que as pessoas deveriam enviar bitcoins para o endereço indicado no ecrã, que ele retribuiria com o dobro das bitcoins enviadas.
Que existam vídeos fraudulentos e de burlas no YouTube (e todas as demais plataformas) não me surpreende. O que me surpreende é que, neste caso, tenha sido um vídeo que estava a ser promovido e sugerido activamente pelo YouTube, e que de forma totalmente descarada se fazia passar por um canal da SpaceX.
Pelo lado positivo, depois de o ter reportado, o YouTube disse que o vídeo tinha sido removido, mas é muito mau sinal que tal caso tenha sequer chegado a acontecer. Fosse um comum utilizador enviar um vídeo onde se ousasse ouvir alguns segundos de uma música da rádio, e estava automaticamente habilitado a ficar com o vídeo removido ou a conta suspensa por violação dos direitos de autor.
2024/05/22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O título deste artigo não é aceitável.
ResponderEliminarNão gosto da pessoa em causa, mas para todos os efeitos, o título deve ser corrigido para:
"YouTube promove vídeo de burla *com imagem* de Elon Musk"
Exatamente, tudo dito.
EliminarEsse problema não é único com a imagem da SpaceX e do Elon Musk, mas esses são muito utilizados para esquemas de crypto e afins.
ResponderEliminarO Youtube está a ficar cheio de bots de videos copias uns dos outros, uns em loop em live.
Se fosse só vídeos de burlas... a publicidade que é mostrada em todo o lado é a mesma coisa, burlas e vírus a fazerem-se passar por programas genuínos, etc, tudo porque estas empresas "pobrezinhas" não conseguem colocar trabalhadores humanos a verificar os anúncios antes de serem publicados. Não assumem responsabilidades pelos anúncios publicados mas recebem o dinheiro dos burlões de bom grado. Aí está outra coisa onde a UE já devia ter atuado.
ResponderEliminarApoiado!
EliminarJá tenho reparado que há montes de videos que estão quase todos os dias com lives da SpaceX (e outras muito populares como Tesla) que na realidade são copias de eventos que aconteceram no passado e usam nomes parecidos (com pequenas variações da marca original) e ganham visualizações por ser um tema muito apelativo a enganar as pessoas que pensar que é novidade e está a acontecer... até já me enviaram links de "novidades que aconteceram ontem" que já vi há mais de 1 mes no canal original.
ResponderEliminar