Conhecido como Cryoprop, o novo demonstrador vai integrar um sistema de propulsão eléctrica supercondutora de dois megawatts, arrefecido por hidrogénio líquido através de um circuito de recirculação de hélio e desenvolvido pelas equipas da Airbus em Toulouse (França) e Ottobrunn (Alemanha).
O Cryoprop confirmará o potencial das tecnologias de supercondutores para futuras aplicações em aeronaves, avaliando todos os aspectos relacionados com a segurança, a industrialização, a manutenção e as operações. Este demonstrador dará também à Airbus a oportunidade de desenvolver competências internas e de promover um novo ecossistema para acelerar a introdução de novos produtos em áreas como cabos supercondutores, motores, electrónica de potência criogénica e sistemas de arrefecimento criogénico.
A Airbus tem vindo a desenvolver tecnologias de supercondutores para propulsão eléctrica de alta potência durante vários anos, culminando com o arranque de um sistema integrado de propulsão criogénica de 500 kW no ano passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)