2024/06/02

Bilionário japonês cancela voo à Lua na Starship

O bilionário Yusaku Maezawa anunciou o cancelamento da missão dearMoon, que levaria um grupo de pessoas numa viagem à volta da Lua numa Starship da SpaceX.

A missão tinha sido anunciada em 2018, com planos de ser efectuada no final de 2023. Mas diversas mudanças de circunstância, além dos atrasos, levaram Maezawa a cancelar a missão dizendo que "não quer fazer com que os restantes passageiros continuem a esperar indefinidamente".

Mais provavelmente, a razão poderá ter a ver com o facto da sua fortuna, que em 2018 era de cerca de 3 mil milhões, agora ter passado para cerca de metade; e de, em 2021, ter passado 12 dias a bordo da Estação Espacial Internacional, podendo riscar da lista esse seu desejo de ir ao espaço. Uma mudança de planos que não terá agradado a Elon Musk, que deixou de o seguir no X / Twitter (algo que habitualmente faz às pessoas com quem fica chateado).

Por outro lado, Elon Musk terá que aceitar que nem todos estejam dispostos a planear as suas vidas em função do "Elon-time". Relembre-se que em 2019 Elon Musk prometia voos comerciais da Starship em 2021, e em 2020 prometida fazer voos até Marte em 2024.


Neste momento, espera-se pelo primeiro voo bem sucedido da Starship. O terceiro voo conseguiu levar a Starship até ao espaço mas não tendo sobrevivido à reentrada. O quarto voo poderá acontecer já na próxima semana (6 de Junho), tendo como principal objectivo ser o primeiro voo a ir ao espaço e regressar em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)