2020/10/17

Elon Musk quer Starship em Marte em 2024

Enquanto a NASA aponta para a Lua em 2024, Elon Musk tem ambições mais longínquas, dizendo que quer fazer chegar a primeira Starship a Marte já nesse ano.

Os planos de Elon Musk para Marte são bem conhecidos, e estão na génese da criação da SpaceX. E não é uma empresa que se pareça acomodar a todos os feitos que já conseguiu, como desenvolver os seus foguetes reutilizáveis, ou uma cápsula aprovada para transportar astronautas. Mesmo sem que ainda sequer se tenha concluído uma Starship em escala real, Elon Musk já definiu a meta que pretende: fazer chegar a primeira Starship a Marte já em 2024.

Um meta hiper-ambiciosa que, se for concretizada, irá seguramente fazer com que muitas empresas (e nações) fiquem com a cabeça a andar à roda a tentar perceber como é possível que uma pequena empresa privada, tenha conseguido fazer em meia dúzia de anos, algo que ninguém parece ser capaz de replicar, e por uma fracção do preço que tem sido desperdiçado noutros projectos, como o SLS da NASA, que já derreteu pelo menos 20 mil milhões de dólares, e ainda irá gastar mais alguns "biliões" antes de chegar ao espaço.

Por outro lado, é também preciso ter em conta que as datas indicadas por Elon Musk quase nunca são cumpridas. Basta ver o estado do prometido Autopilot com capacidade de condução autónoma total, que tem sido repetidamente prometido para "breve"... há anos.

Seja como for, é uma data que muito nos agradaria ver cumprida, e seria mais um momento histórico ver a primeira Starship (sem tripulação obviamente) pousar em Marte daqui por quatro anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)