O Starship da SpaceX - anteriormente conhecido por BFR - ainda tem muitos testes pela frente, mas a empresa espera que já esteja apto a fazer lançamentos comerciais em 2021.
Neste momento a SpaceX tem dois Starship a serem desenvolvidos em paralelo por duas equipas, uma no Texas e outra na Florida, em jeito de uma competição interna para ver qual das equipas consegue produzir a sua nave espacial melhor e mais rapidamente; e de onde o processo de desenvolvimento de ambas serve para ajudar a criar o melhor foguete possível. A SpaceX deposita grandes aspirações para o Starship, que não só permitirá elevar para órbita mais de 100 toneladas, como assumirá um papel fundamental nos planos da SpaceX para colonizar Marte.
Mas não será preciso ir para outro planeta para tirar partido do Starship. Para além do turismo espacial e eventuais viagens até à lua, Elon Musk já referir que esta nave poderia ser utilizada simplesmente para voos intercontinentais, podendo levar cerca de 1000 pessoas de qualquer ponto do planeta para qualquer outro ponto em 20 minutos.
~1000, as all seats would be “coach” & no toilets, pilot area or food galley needed. Most flights would only be 15 to 20 mins. It’s basically an ICBM traveling at Mach 25 that lands.— Elon Musk (@elonmusk) June 26, 2019
Mas para isso, por agora será preciso que todos os testes corram bem, primeiro com pequenos "saltos" para validar a sua tecnologia, e os primeiros lançamentos orbitais no próximo ano (2020). Seguir-se-ão os lançamento comerciais de carga no ano seguinte, e assumindo que tudo continua a correr bem, lá para 2023 poderemos assistir à primeira viagem do Starship até à lua.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)