Atá ao final do ano, a Huawei deverá adoptar o HarmonyOS NEXT, a nova geração do seu sistema, que deixará de suportar apps Android.
Desde a proibição dos EUA em 2020 que bloqueou o acesso da Huawei a tecnologias ocidentais, incluindo os serviços Google e a Play Store, que a empresa chinesa tem vindo a desenvolver o HarmonyOS. Inicialmente sendo apenas cópia do Android, o HarmonyOS tem avançado pelo seu próprio caminho, e marcando essa divergência com a chegada do HarmonyOS NEXT.
Revelado em 2023, o HarmonyOS NEXT assemelha-se visualmente à plataforma anterior baseada em Android, mas deixa de ter compatibilidade com apps Android. Os developers interessados tiveram que adaptar as suas apps para o novo formato exigido para a compatibilidade com o HarmonyOS NEXT. A Huawei diz que esta versão abandona por completo a base de código do Android Open Source Project (AOSP) em favor de uma arquitectura totalmente independente, prometendo um aumento de 30% no desempenho e uma redução de 20% no consumo de energia.
O HarmonyOS NEXT introduz a "Harmony Intelligence", o sistema AI da Huawei que inclui recursos como geração de imagens, descrições de imagem-para-áudio para deficientes visuais e tradução impulsionada por AIA. Um foco principal é permitir que as aplicações funcionem perfeitamente em vários tamanhos de ecrã, como smartphones, dobráveis, e tablets.
A versão final do HarmonyOS NEXT deverá acontecer no último trimestre de 2024. Falta ver como é que isso irá afectar os consumidores ocidentais, que embora por agora já fossem obrigados a usar a app store da Huawei, ainda tinham a liberdade de poder instalar e correr apps Android - que deixarão de poder fazer.
2024/06/25
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)