Quem precisar de visualizar informação numérica em forma gráfica, pode tirar partido da função "sparkline" existente no Excel e Google Sheets para colocar mini-gráficos nas células.
Todos os que já se aventuraram a trabalhar com um folha de cálculo invariavelmente já exploraram a parte da criação de gráficos, ferramenta bastante útil para visualizar os números de forma que mais facilmente pode ser interpretada. No entanto, se praticamente todas as pessoas conhecem essa capacidade, são muito poucas as que conhecem os mini-gráficos que se podem incluir dentro de uma célula.
A criação de gráficos nas folhas de cálculo obriga a que se crie uma "janela" com espaço para o mesmo. Mas há uma função adicional que se revela bastante mais prática para se adicionar uma grande quantidade de gráficos de forma mais compacta, que ficam posicionados dentro das próprias células da folha de cálculo. Para isso, basta usar a função sparkline, existente tanto no Excel como no Google Sheets.
Na sua forma básica teremos um gráfico de linhas referente à região de dados desejada, mas usando-se os parâmetros adicionais podemos criar gráficos de todos os tipos, com personalização de cores e escalas.
Com esta função, torna-se bastante fácil transformar uma tabela numérica complexa em algo que será mais fácil de interpretar, mantendo uma formatação compacta e sem que seja necessário recorrer aos gráficos tradicionais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)