A Perplexity AI tem feito o que quer a nível de aceder a conteúdos que não devia aceder, mas a Amazon pode colocar um travão a isso.
A Perplexity AI tem estado a dar que falar, por ter criado contas falsas para aceder a conteúdos do Twitter, e também ignorando por completo as regras de exclusão de conteúdos nos sites web, acedendo e copiando textos que indicam expressamente que não deviam ser usados por bots AI. A empresa tem-se defendido dizendo que essas regras de exclusão são apenas uma indicação que não tem qualquer valor legal, mas há quem pense de outra forma.
Se é verdade que não existe qualquer legislação que obrigue a seguir as indicações do robots.txt nos sites, a Amazon não gostou que a Perplexity esteja a fazer esta cópia indevida de conteúdos web usando os seus serviços na cloud, dizendo que todos os serviços na AWS devem cumprir com as indicações dadas pelos sites.
Por isso, mesmo que a Perplexity AI use a defesa de que não existe uma obrigação legal, pode acabar por ser obrigada a isso de forma indirecta pela Amazon - a não ser que decida mudar para outro serviço na cloud. Mas mesmo que o faça, tendo em conta toda a polémica que se tem gerado, esse serviço seria imediatamente escrutinado para saber se permitiria fazer isso ou se assumiria uma posição idêntica à da Amazon.
Infelizmente, esta postura de que tudo o que está na web pode ser usado sem qualquer permissão para os modelos AI, parece estar a espalhar-se, e até o CEO da Microsoft AI já disse publicamente que tudo o que está na web devia ser tratado como "freeware" e usado como se bem entender.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)