2024/06/16

Voyager 1 regressa ao activo com envio de dados válidos

Boas notícias para os fãs do espaço: a sonda Voyager 1 da NASA está totalmente operacional, com todos os seus instrumentos científicos ainda activos a enviar dados para a Terra.

Os problemas começaram em Novembro de 2023, quando a Voyager 1 começou a transmitir dados incompreensíveis. Considerando que a sonda tem 46 anos e está a mais de 24 mil milhões de quilómetros da Terra, isto não foi totalmente inesperado. No entanto, a equipa da NASA identificou o problema no subsistema de dados de voo (FDS) e, depois de ter recuperado as comunicações com a sonda, implementou uma solução.

Em Abril de 2024, a Voyager 1 retomou o envio de dados válidos de dois dos seus quatro instrumentos científicos. Agora, dois meses depois, os restantes dois instrumentos também estão de volta, a comunicar eficazmente com a Terra. Esta recuperação marca uma vitória significativa para a equipa da missão.

Lançada em 1977, a Voyager 1 já tinha cumprido a sua missão principal de estudar Júpiter e Saturno em 1980. Entrou no espaço interestelar em 2012, continuando a fornecer dados inestimáveis. Com a Voyager 1 de volta em acção, a equipa continuará a afinar a sonda, incluindo a ressincronização do software de temporização e a manutenção do gravador digital que mede ondas de plasma. Espera-se que a Voyager 1 continue a sua notável jornada por muitos mais anos.

De qualquer forma, mesmo que a Voyager 1 deixe de funcionar a qualquer momento, continua a ter lugar garantido no pódio das missões espaciais mais bem sucedidas de todos os tempos.

1 comentário:

  1. Pergunto-me se, no futuro, será possível treinar pessoal que consiga compreender a tecnologia de há quase 50 anos atrás para conseguir implementar reparações / melhoramentos nos sistemas das Voyager?
    🤨

    ResponderEliminar