2024/08/03

Chrome avisa para desactivação do uBlock Origin

O momento que se temia está a chegar, com o Chrome a deixar de suportar adblockers como o uBlock Origin devido à sua transição para o Manifest V3.

A migração do Chrome para o Manifest V3 tem sido bastante contestado, sendo algo que a Google apresenta como sendo necessário por motivos de segurança - restringindo aquilo que as extensões podem fazer num browser - mas que acaba por impedir funcionalidades como as que os adblockers disponibilizam. Em vez de poderem usar regras avançadas para a manipulação e remoção de conteúdos indesejados em sites, os adblockers ficarão limitados a uma lista de coisas a bloquear.

O Chrome já começou a alertar os utilizadores de que o popular uBlock Origin deixará de ser suportado, e os criadores do uBlock Origin não têm outro remédio senão recomendar a variante uBlock Origin Lite, menos capaz, mas compatível com o Manifest V3.
Esta medida segue-se à igualmente pouco popular revelação da Google de que, depois de anos a anunciar o fim dos cookies de terceiros, veio afinal retroceder e anunciar que afinal não irá abandonar os cookies. Uma decisão que até os fãs de longa data do Chrome não podem deixar de ver como sendo uma admissão total de que a Google valoriza mais o tracking dos utilizadores do que a sua privacidade.

Com todas estas decisões e opções, não será descabido que muitos utilizadores do Chrome se possam sentir tentados a experimentar outros browsers que vão dando prioridade à privacidade dos utilizadores, como o Brave.

4 comentários:

  1. Obrigado Google. Obrigado pela força que me deste para vencer a minha inércia e mudar finalmente de browser!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugestões? Firefox? Brave? Opera?

      Eliminar
    2. Brave para quem se quiser manter em algo idêntico ao Chrome; Firefox para quem não fizer questão disso e/ou quiser apoiar um motor alternativo.

      Eliminar
  2. Sem dúvida alguma. Neste aspeto, o Firefox merece todo o nosso apreço.

    ResponderEliminar