2024/08/23

Galaxy Ring não dá para reparar

O iFixit desmontou um anel Galaxy Ring, comprovando que não é um produto que dá para reparar ou trocar a bateria.

O Galaxy Ring marcou a entrada da Samsung no sector dos smart rings, e não há dúvida de que há interessados em fazer o tracking da actividade e medições de valores corporais a partir de um anel. No entanto, este torna-se mais um dos produtos que acaba por ter prazo de vida limitado, pois será inevitável que a sua bateria se degrade ao ponto de nem durar um dia, e nada se podendo fazer para lhe dar uma nova vida.

O iFixit mostra-nos o Galaxy Ring por dentro, e apesar de ser uma pequena maravilha da tecnologia que consegue miniaturizar todas as suas funcionalidades, e ainda incluir um sistema de carregamento wireless, mostra também que não foi feito para ser mexido nem reparado.
Curiosamente, há alguns detalhes curiosos, como o facto da bobina para o carregamento wireless usar uma ficha de encaixe em vez de estar soldada - que poderia facilitar um processo de reparação. No entanto, todo o interior está selado e não há forma de abrir o anel sem o danificar, o que faz com que isso seja inconsequente (terá sido talvez apenas por motivos de facilitar a montagem durante a produção).

É certo que o Galaxy Ring não é primeiro ou único produto no mercado que vem com data de validade marcada por causa da bateria não substituível. Os earphones Bluetooth são outro dos exemplos mais comuns e numerosos, e que se arriscam a necessitar de carregamentos frequentes após dois ou mais anos de usto. No entanto, os earphones BT normalmente têm preços bastante mais reduzidos e que se podem aceitar (apesar do factor "lixo electrónico") como sendo descartáveis. No caso de um anel inteligente de 450 euros, isso passa a ser algo bem diferente, e convém que fique bem esclarecido quantos anos a sua bateria se irá aguentar.

Talvez pudesse ter sido uma boa oportunidade para a Samsung arriscar num super-condensador em vez de bateria, que permitiria carregamentos instantâneos e sem degradação - mas infelizmente a sua densidade energética é uma fracção das baterias de lítio (cerca de 10Wh/l vs 650 Wh/l).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)