2024/08/22

QNAP reforça protecção contra ransomware

A mais recente versão QTS 5.2 da QNAP vem com protecções reforçadas contra ataques de ransomware.

A QNAP lançou um novo Security Center na mais recente actualização do sistema operativo QTS para os seus NAS. Esta nova funcionalidade foca-se no reforço da proteção contra ransomware, monitorizando actividade suspeita em ficheiros, com o objectivo de proteger os dados armazenados nos dispositivos NAS.

O Security Center no QTS 5.2 permite detectar e bloquear potenciais ameaças de ransomware através da monitorização de operações nos ficheiros. Quando é identificada uma actividade suspeita, existe a opção de alterar os volumes de armazenamento para modo de leitura, impedindo modificações não autorizadas. Adicionalmente, o sistema pode criar snapshots dos volumes, permitindo a fácil recuperação dos dados. Funcionalidades que, tendo em conta a frequência dos ataques de ransomware, começam a tornar-se cada vez mais essenciais, ao ponto de começarem a ser vistos como protecções standard que deveriam estar presentes em todos os NAS.
Os dispositivos NAS são alvos preferenciais para hackers e cibercriminosos, já que se tornam em pontos centrais para armazenar dados. Campanhas de ransomware como os ataques DeadBolt, Checkmate e eCh0raix, exploraram vulnerabilidades para encriptar dispositivos NAS, sendo que continua a ser recomendado que se seja extremamente cauteloso quanto às permissões de acesso aos mesmos. Um das regras de ouro é não permitir o acesso ao NAS directamente a partir da internet, mas apenas a partir dos dispositivos da rede local que tenham absoluta necessidade de lhe aceder. Fazer backups regulares que sejam mantidos completamente desligados da rede é outra das opções fortemente recomendadas para os dados mais críticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)