A Apple revelou informação mais detalhada de como funciona o novo sistema de detecção de apneia do sono nos Apple Watch.
A detecção de apneia do sono, interrupções na respiração enquanto se dorme, fica disponível no novo Apple Watch Series 10 e também nos modelos Ultra 2 e Series 9 com o watchOS 11. Ao monitorizar distúrbios respiratórios durante o sono, o relógio pode alertar os utilizadores sobre possíveis riscos de apneia do sono.
O segredo deste sistema está no acelerómetro do Apple Watch, que regista tanto o movimento do corpo como os movimentos respiratórios. A Apple desenvolveu um algoritmo que analisa esses dados para detectar distúrbios respiratórios. Se forem registados níveis elevados desses distúrbios durante um período de 30 dias, o utilizador é notificado, podendo sofrer de apneia moderada a severa.
Para começar a usar esta funcionalidade, os utilizadores devem realizar um pequeno processo de configuração e activar o seguimento do sono no Apple Watch. Os dados sobre distúrbios respiratórios podem ser consultados na app Health no iPhone, permitindo aos utilizadores compreender melhor os seus padrões de sono e os factores de estilo de vida que podem afectar esses níveis. A documentação da Apple (pdf) inclui informações detalhadas sobre a validação clínica e aspectos técnicos do sistema, mas curiosamente, a Apple não aconselha a que seja utilizado por pessoas já diagnosticadas com apneia do sono.
A funcionalidade pode ser usada desde já nos Apple Watch Series 9 e Ultra 2 que tenham sido actualizados para o watchOS 11, ou nos Apple Watch Series 10.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)