A Google está a preparar-se para melhorar significativamente a função "Não Incomodar" (DND) com o lançamento do "Modo Prioritário" no Android 16, dando maior controlo e opções de personalização aos utilizadores.
Parecendo funcionar de forma semelhante ao versátil Modo Foco da Apple no iOS, esta nova funcionalidade permitirá criar perfis personalizados, escolher entre mais de 40 ícones e activar modos consoante coisas como o horário para dormir ou eventos no calendário. Esta actualização marcará uma evolução em relação às actuais definições DND nos dispositivos Pixel, onde já é possível seleccionar chamadas e mensagens de contactos e apps específicos neste modo.
O Modo Prioritário foi inicialmente descoberto no Android 15 QPR1 Beta 1, mas parece ser algo que só será lançado com a chegada do Android 16. Os utilizadores poderão aceder ao Modo Prioritário directamente no painel de Definições Rápidas, permitindo maior controlo sobre como e quando as interrupções são permitidas. A personalização será um ponto forte, com nomes, ícones e definições adaptadas às preferências de cada utilizador, podendo escolher-se temas escuros, modo grayscale, e wallpapers escurecidos, para reduzir as potencias distracções nestes modos.
Modos principais como Evento e Dormir farão parte desta funcionalidade desde o início. O modo Dormir pode ser activado durante o horário de sono, enquanto o modo Evento deverá sincronizar-se com o Google Calendar, activando automaticamente o modo DND durante reuniões ou compromissos registados no calendário; sendo também possível agendar diferentes modos para diferentes momentos do dia. Também será possível configurar contactos e apps que ficarão isentos destes modos, para que nunca se fique verdadeiramente incontactável se assim se pretender.
O maior risco, ao estilo do modo Foco no iOS, é que tanta versatilidade pode acabar por se tornar tão "complexa" que até se torna assustadora para os utilizadores. De qualquer forma, quer em iOS ou no Android, é definitivamente uma funcionalidade que vale a pena explorar, e que permite ter maior controlo sobre o como o nosso smartphone se comporta, e que se revela de importância crítica, especialmente numa altura em que tantas apps estão continuamente a competir pela atenção dos utilizadores com notificações "carenciadas" que seriam perfeitamente evitáveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)