2024/11/27

Notícias do dia

Tesla Superchargers vão ter cabos mais compridos; Google Maps com alerta para polícia; modelo AI Sora partilhado publicamente em protesto contra OpenAI; Anthropic lança MCP para facilitar integração de AI com serviços externos; e Apple recolhe informação excessiva de tudo o que é feito na App Store.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Vodafone lança roaming em mais países - por €4.90 por dia

A Vodafone expandiu o número de países em que se pode usar os dados do tarifário em roaming, ao estilo do que acontece nos países da UE - mas para tal sendo necessário pagar 4.90 euros por dia.

Numa mensagem que se pode considerar algo enganadora. A Vodafone começa por referir que se pode usar os dados móveis do tarifário, a partir de 2 de Janeiro, nos EUA, Brasil, Canadá, Marrocos, Turquia, EAU, México, Tunísia, China, Moçambique, Índia, Arábia Saudita, Egito e Tailândia, tal como no Espaço Económico Europeu. E só depois, em jeito de "detalhe" é que refere que isso tem um custo de €4.90 por dia.
Não é que seja mau negócio - basta sair da UE para se ver o quanto estamos "bem habituados" na UE, e a barbaridade que continuam a ser os preços em roaming - mas a Vodafone poderia ter reformulado a mensagem de forma a não criar falsas expectativas.

Poderá continuar a ser mais vantajoso usar um SIM ou eSIM de um operador no país de destino, mas para quem não se quiser chatear com isso, é uma opção a considerar.


Android prepara notificações minimalistas para o lockscreen

Em breve o Android poderá dar nova opção de limpar o lockscreen, reduzindo o ecrã cheio de notificações a indicadores com icons minimalistas que não impedirão de ver a imagem de fundo do ecrã.
No fundo, acaba por replicar quase os antigos indicadores de notificações na barra de estados superior, mas de forma a que se mantenham mais visíveis sem os constrangimentos do pouco espaço que habitualmente existe nessa secção.


Android prepara botão de minimizar janelas

Com a aparente convergência do Chrome OS com o Android, a Google parece estar a prestar mais atenção ao uso do Android como sistema "desktop", melhorando a questão da gestão de janelas das apps.

A análise à versão beta mais recente do Android 15 revela a presença de um botão de minimizar as janelas (quando se tem o Android em modo desktop), o que é uma coisa simples mas que estava ausente, e assim o aproxima das funcionalidades que os utilizadores esperam ter num sistema desktop.


Microsoft diz que Windows é o sistema "mais aberto"


Numa afirmação que tem gerado reacções diversas por parte da comunidade open-source, a MS teve a falta de bom-senso de se referir ao Windows como sendo o sistema operativo "mais aberto".

Ora, claro que existe uma enorme latitude de interpretações para se considerar uma "janela" aberta, mas nenhuma delas se enquadra de forma convincente na intereptação formal do que se considera software aberto (open-source).
Esperemos que não seja um mau prenúncio, de que se torne uma raridade ter um sistema operativo que deixe aos utilizadores correrem os programas que bem entendem, e que seja configurado para fazer aquilo que desejam e não aquilo que o sistema os deixa fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina arcade da SEGA foi o simulador de submarinos "Periscope" em 1966, que usava sistemas mecânicos para movimentar navios e efeitos de luz para representar torpedos disparados pelos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)