2024/11/27

Starlink Direct-to-Phone aprovado pela FCC

A SpaceX recebeu aprovação da FCC para avançar com o serviço de internet via satélite Starlink directo para telemóveis, em parceria com a T-Mobile.

Esta autorização permite que a SpaceX opere sob o modelo de cobertura suplementar do espaço (SCS), possibilitando aos clientes T-Mobile, obterem ligação directa aos satélites para obter cobertura em áreas onde não exista serviço terrestre. O projecto, anunciado em 2022 e previsto para 2023, enfrentou vários atrasos - tendo obtido uma autorização provisória de emergência para fornecer serviço em áreas afectadas por desastres naturais - e só agora obtendo a aprovação oficial definitiva.

Esta decisão coloca a SpaceX à frente de concorrentes como a Lynk, que já tem satélites em órbita, mas sem parceiros comerciais nos EUA. O serviço usará bandas específicas para expandir a rede terrestre da T-Mobile, melhorando a conectividade em áreas remotas e em situações de emergência. A FCC destacou os benefícios do serviço, mencionando o seu uso em furacões para fornecer comunicações essenciais em regiões sem rede terrestre.
No entanto, há desafios. A rede Starlink só agora completou a constelação inicial com esta nova geração de satélites "direct-to-cell", e deve garantir que o serviço não interfere com as redes terrestres. Os satélites, que operarão entre 340 e 360 quilómetros de altitude, estarão numa altitude próxima da Estação Espacial Internacional (ISS) e exigirão a coordenação com a NASA para operações abaixo de 400 quilómetros. Apesar das complexidades e das muitas queixas de serviços concorrentes, que tentaram complicar e adiar ao máximo esta aprovação, a SpaceX fica numa posição privilegiada para fornecer o serviço desde já, antecipando-se às constelações rivais como a Kuiper da Amazon e a DISH.

Embora a data de lançamento do serviço e os preços ainda não tenham sido revelados, Elon Musk já referiu no passado que iria fornecer o serviço "gratuitamente" em cenários de emergência - faltando saber no que isso se irá traduzir na prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)