Depois das tentativas falhadas no passado, a Google volta à carga com o Android XR pensado para óculos de realidade aumentada.
A Google apresentou o Android XR, que chegará ao mercado em 2025 em óculos da Samsung, e que tem como objectivo vir a tornar-se na próxima grande plataforma de interacção com as pessoas. Embora algumas pessoas refiram que é a Google a tentar copiar os Vision Pro da Apple, a verdade é que a Google tem estado neste sector há bastante mais tempo do que a Apple, bastando relembrar o célebre lançamento dos óculos Google Glass - que acabaram por se tornar numa experiência falhada.
Desta vez a Google espera que o resultado seja diferente, acreditando que agora se tem a tecnologia adequada para criar um produto que esteja à altura das expectativas, a nível de criar um mundo digitalmente aumentado que assiste o utilizador, obviamente com a ajuda dos mais recentes modelos AI como o Gemini.
Isto é algo que todos têm procurado atingir, desde a Apple com os seus exorbitantes e inacessíveis óculos Vision Pro, à Meta com os seus óculos Quest. Mas a fórmula perfeita parece estar a ser complicada de encontrar, a nível de funcionalidades, versatilidade, e também - obviamente - o preço.
Só daqui a uns anos saberemos se o Android XR se tornou no "novo Android" para a era da computação visual AI, ou se se junta à longa lista de projectos que se atira para a gaveta dos falhanços.
2024/12/13
Google lança Android XR para óculos de realidade aumentada
Publicado por Carlos Martins às 14:00
Android Android XR AR Realidade Aumentada Realidade Virtual VR XR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)