Um novo mecanismo permite criar uma caixa CVT de variação contínua, sem correias, com maior eficiência.
O conceito de uma transmissão de variação contínua (CVT) com engrenagens sempre foi visto como o "objectivo supremo" da engenharia automóvel. Combinando a suavidade das transmissões contínuas CVT tradicionais com a eficiência dos sistemas com engrenagens, este novo design RatioZero é agora uma realidade.
Enquanto a maioria das CVTs utiliza correias, sacrificando eficiência, uma CVT com engrenagens promete oferecer tanto desempenho suave como máxima eficiência energética. Apelidada de RatioZero, esta nova abordagem inspira-se nas caixas de velocidades planetárias, mas com diversas melhorias. O anel exterior funciona como entrada, o anel interior como saída, e três pequenas engrenagens internas transferem a potência sequencialmente, proporcionando a variação de forma contínua, do zero (sem necessidade de embraiagem) à multiplicação máxima. Este design garante mudanças de relação contínuas e suaves, ao mesmo tempo que mantém a elevada eficiência das engrenagens dentadas. Os seguintes vídeos mostra o mecanismo e um protótipo em funcionamento.
No entanto, por agora o sistema parece ter sido criado para aplicação em bicicletas, faltando demonstrar se é adequado para a aplicação em automóveis. Se assim for, poderia ser uma excelente forma de potencialmente maximizar o desempenho de motores eléctricos (e a combustão).
2024/12/16
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)