Já desejamos um excelente 2025 para todos; este fim-de-semana há Apple TV+ gratuito (de 4 a 5 de Janeiro); Doom CAPTCHA obriga a jogar para provar ser humano; Meta prepara bots AI para o Facebook e Instagram; novo Magic Mouse da Apple pode ter touch e controlo por voz - e ficha em local menos polémico; Tesla recomenda limpeza da parte interior do pára-brisas onde estão as câmaras; Apple falha promessa do CarPlay 2 em 2024; GitHub tem milhões de "estrelas" falsas em projectos; e Cybertruck explode à frente de Hotel Trump em Las Vegas.
Enquanto nos vamos adaptando ao novo ano de 2025, estamos em processo de tratar da logística do nosso mega-passatempo de Natal. Os nossos passatempos semanais regressam na próxima semana, mas até lá podes acompanhar as habituais notícias do dia.
"Vulnerabilidade" no 7-Zip era falha falsa inventada por AI
Um utilizador anónimo publicou uma suposta vulnerabilidade no popular 7-Zip, mas o inventor do popular utilitário de compressão, Igor Pavlov, rapidamente veio dizer que essa vulnerabilidade parece ser uma invenção resultante do uso apressado - e não verificado - de um modelo AI.É certo que os modelos AI actuais têm sido bastante úteis na verificação de código e descoberta de bugs e falhas, e que muitas vezes até os conseguem corrigir de forma quase totalmente autónoma. Mas, ainda assim, continua a ser sempre recomendável (para não dizer indispensável) um olhar humano que aprove os resultados. Neste caso, parece tratar-se de apenas uma experiência, com objectivo incerto, em que se tem um bot AI a debitar pseudo-vulnerabilidades de projectos open-source, que tanto poderão estar certas como totalmente erradas, como foi o caso.
Alibaba corta preço do Qwen-VL em 85%
Na guerra dos sistemas AI tem ficado cada vez mais claro que o principal factor já não é a qualidade (que atingiu um nível mais que satisfatório para a maioria das tarefas) mas sim o custo de utilização dos modelos AI. E, depois de já ter reduzido o preço de acesso ao seu modelo Qwen em 97% em Maio, anuncia um corte de até 85% no preço do Qwen-VL com capacidades visuais.Depois da era de interacção por texto e por voz, espera-se que em 2025 se comece a popularizar a interacção por imagens e vídeo, passando não só pelo reconhecimento de coisas em fotos estáticas mas também pelo reconhecimento e interpretação de vídeo em tempo real.
Por exemplo, no vídeo que se segue, vemos como o ChatGPT pode ver uma caixa cheia de peças LEGO, estimar quantas são, e diversas construções possíveis com as peças disponíveis.
If you want to see why we’re finally in for a robotics revolution, just play with the video mode in ChatGPT. It becomes instantly obvious how much visual capability is packed into these models. pic.twitter.com/A7R8cNEImj
— Aaron Levie (@levie) January 1, 2025
Modelos AI Gemini gratuitos para testes
Falando de modelos AI, a Google - que tem feito grande investimento para recuperar do atraso que tinha face à OpenAI - está a disponibilizar o acesso gratuito aos seus modelos experimentais, para uso directo e via API, no Google AI Studio, incluindo o Gemini 2.0 Flash e o Gemini 2.0 Flash Thinking.PSA: our experimental Gemini models are free (in Google AI Studio and API), 10 RPM, 4M TPM, 1500 RPD.
— Logan Kilpatrick (@OfficialLoganK) December 31, 2024
Enjoy the most powerful models we have to offer (2.0 flash, thinking, 1206, etc), with just 3 clicks on:https://t.co/fBrh6UGKz7
Redes Sociais e crianças em confronto nos EUA
Um juíz impediu a aplicação de certas partes de uma nova legislação na Califórnia, que visava proibir o acesso de crianças a redes sociais com feeds "viciantes".Algumas das pretensões entram em conflito com o direito fundamental de liberdade de expressão, assegurado nos EUA pela sua Primeira Emenda. Entre os pontos em causa estão o bloqueio do envio de notificações nos períodos das 00-06h e 08-15h, que o juiz considera ser excessivo e penalizador, tendo em conta que muitas outras apps continuam a poder enviar notificações nesse período, e que se podem tratar de notificações relevantes. Ainda assim, os serviços continuam a estar obrigados a disponibilizar modos específicos para crianças, com certas restrições a nível de visibilidade e formas de contacto por estranhos.
Curtas do dia
- Elon Musk soma aliados na luta contra a OpenAI
- Plataformas de vídeos curtos estilo TikTok estão a perder utilizadores na China
- Intel teve pior ano de sempre em bolsa - Broadcom desfruta de novo ano recorde
- Samsung reforça investimento em empresa de robots Rainbow Robotics
Resumo da madrugada
- Feliz 2025
- LineageOS 22 com Android 15 já disponível
- Ganha um Xiaomi Redmi Pad SE [gadget do mês Clube AadM+]
- VESA apresenta DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000
- Novo Magic Mouse da Apple pode ter touch e controlo por voz
- Tesla recomenda limpeza da parte interior do pára-brisas onde estão as câmaras
- Xiaomi SU7 supera objectivos de 2024
- Como fazer um portátil LEGO funcional
- Relógio feito com engrenagens recicladas
- Apple falha promessa do CarPlay 2 em 2024
- GitHub tem milhões de "estrelas" falsas em projectos
- Xiaomi lança Edição Limitada do SU7 em "Vermelho Fogo"
- Apple atrasa chips de 2nm para 2026 devido a problemas da TSMC
- Apple AirPods Pro 2 a €222
- Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €129
- Meta prepara bots AI para o Facebook e Instagram
- Doom CAPTCHA obriga a jogar para provar ser humano
- Telegram lança verificação de contas e presentes NFT
- Monitores 4K OLED 27" de 240Hz da Asus, Samsung e MSI
- Cybertruck explode à frente de Hotel Trump em Las Vegas
- Escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns segredos
Curiosidade do dia: A Compaq nasceu em 1982 (referindo-se a Compatibility And Quality) e tornou-se no maior fabricante de computadores durante os anos 90. Depois de algumas decisões erradas, acabou por ser comprada pela HP em 2002, com o seu nome a ser usado como marca nalguns produtos até 2013, ano em que foi abandonada por completo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)