Tesla Model Y mais barato já disponível em Portugal; Gemini gratuito ganha análise de documentos; Mastercard prepara fim do número nos cartões bancários; YouTube prepara regresso do YouTube Premium Lite; Figure mostra robots humanóides "funcionais" com Helix AI; e Amazon encerra Appstore para Android em Agosto.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.
Musk quer ISS desactivada quanto antes
Apesar de ser um grande apoiante da exploração espacial, Elon Musk quer que se retire a Estação Espacial Internacional de órbita "o mais cedo possível" - recomendado que isso seja feito em 2027.Apesar da ISS estar a acusar o peso da idade, tem conseguido obter prolongamentos que, neste momento, prevêem que se mantenha em funcionamento até 2030. De qualquer forma, está também prevista a sua desactivação, com a SpaceX de Elon Musk a ter sido seleccionada para criar uma cápsula adaptada para efectuar o processo de desaceleração e reentrada na atmosfera, causando a desintegração da estação. Musk acha que a ISS não faz sentido e que os EUA se devem focar em Marte. A ideia é que o trabalho actualmente feito na ISS poderá ser feito por estações espaciais privadas, mas ainda não é certo que se consigam ter estações privadas funcionais, a um nível que se aproxime do que é possível fazer na ISS, nos próximos anos.
Gboard prepara verificação gramatical para mais línguas
A Google está a preparar-se para expandir a capacidade de verificação gramatical do teclado Gboard nos Pixel a mais línguas.Actualmente o "proofreading" está disponível apenas em inglês, mas referências na app indicam que está a ser preparado o suporte para línguas adicionais, incluindo o alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, e coreano (estranhamente, não há referência ao português). Por mim, já ficaria satisfeito se o auto-correct fosse revisto e melhorado, pois - pelo menos no modo multilingua português/inglês - as sugestões e auto-correcções têm sido cada vez mais idiotas, por vezes passando mais tempo a corrigir as correcções indesejadas do que a escrever.
Amazon encerra Chime
A Amazon está em limpezas de inicio de ano e, depois de ter anunciado o fim da sua Appstore para Android, revela que também irá encerrar o serviço Chime.Se não fazem ideia do que é o serviço Chime, não estão sozinhos. O Chime era um serviço de videoconferência, estilo Zoom e Google Meet, que foi lançado em 2017 mas que nunca conseguiu conquistar utilizadores, acabando por ser usado quase exclusivamente pela própria Amazon. Agora, a Amazon diz que as ferramentas colaborativas disponibilizadas pelos seus parceiros são de boa qualidade, e que preferirá utilizá-las do que manter o seu próprio serviço.
Nothing critica iPhone após comparação com câmara errada
A Nothing sofreu novo deslize, após ter criticado a qualidade de estabilização das câmaras do iPhone numa comparação entre o seu próximo Phone (3a) e um iPhone 16 Pro Max. O problema: a Nothing fez a comparação usando a câmara ultrawide do iPhone, que tem qualidade inferior à da câmara principal.A empresa de Carl Pei já veio pedir desculpa, dizendo que se tratou de um lapso acidental, decorrente de uma série de testes feitos ao longo do dia e onde por distracção se terá deixado ficar o iPhone com a câmara errada seleccionada. De qualquer forma, não deixa de se poder considerar que tenha sido uma daquelas manobras em que "toda a publicidade é boa publicidade", e que "mais vale pedir desculpa depois do que permissão antes".
Curtas do dia
- Fitbit enfrenta problemas de bateria nos Versa 3 e Sense
- Apple cede ao Reino Unido e remove encriptação end-to-end da iCloud
- Bug no Android Auto está a causar reboot dos smartphones
- Downloads do Rednote caem 91% após regresso do TikTok à App Store e Play Store nos EUA
Resumo da madrugada
- Produtos da Semana
- Headphones Sony WH-1000XM5 a €315
- Gemini gratuito ganha análise de documentos
- Promoção CdkeySales com Windows 11 Pro a €18
- Amazon encerra Appstore para Android em Agosto
- YouTube prepara regresso do YouTube Premium Lite
- Polestar com chave digital em iPhones e Apple Watch
- Tesla Model Y mais barato já disponível em Portugal
- Mastercard prepara fim do número nos cartões bancários
- Figure revela robots humanóides "funcionais" com Helix AI
Curiosidade do dia: Embora se continue a considerar as "fuel cell" como uma peça de alta-tecnologia, a sua invenção remonta a 1838. No entanto, foi necessário esperar quase uma década para que começassem a ter uma utilização comercial, após Francis Thomas Bacon ter inventado a mais popular fuel cell de hidrogénio-oxigénio em 1932.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)