2025/04/01

Notícias do dia

Apple lança iOS 18.4 com Apple Intelligence na UE mas prefere dar destaque aos novos emoji; Portugal inova com AI vegetal eficiente (ahem!); geração de imagens no ChatGPT chega aos utilizadores gratuitos; Unitree mostra mãos robot e Figure mostra robots a trabalhar na BMW; Gmail facilita emails encriptados para empresas; e erro da Google impede instalação do Chrome no Windows.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

OpenAI chega aos 20M de clientes ChatGPT pagantes

Pode ainda não ser suficiente para pagar a conta dos servidores, mas a OpenAI diz ter atingido os 20M de subscritores pagantes do ChatGPT.

Isto significa que o ChatGPT conquistou mais um terço dos clientes que tinha em apenas três meses (tinha 15.5M de subscritores no final de 2024), e que neste momento terá uma receita assegurada de mais de $400M por mês, só por via do ChatGPT - e isto sem ter em conta o recente surto viral que teve com a geração de imagens, que garantidamente lhe terá conquistado mais alguns milhões de clientes pagos. Embora a concorrência seja feroz no sector, a OpenAI continua bem posicionada para manter o ChatGPT como o assistente AI pelo qual as pessoas estão dispostar a pagar uma mensalidade.


Tinder lança jogo de "engate" com bots AI

O Tinder está a tirar partido da versatilidade dos bots AI desafiando os seus utilizadores a participarem no jogo "The Game Game" em que o objectivo é seduzir bots AI que usam os modelos GPT-4o da OpenAI.

Recorde-se que alguns serviços de encontros, no passado, já recorriam a bots como forma de icentivar que os utilizadores se mantivessem na plataforma, nem sempre de forma transparente. Mais recentemente, outros disponibilizam bots como serviço, para que as pessoas reais não percam tempo com as interacções iniciais, fazendo-o apenas no caso de pessoas que sejam consideradas realmente de interesse. Ao menos no caso deste jogo fica bem claro que se tratam de bots AI - falta saber é se as interacções serão usadas pela OpenAI como forma de treinar um futuro modelo GPTsexy!


Musk pode perder "Grok"

O uso de Grok como nome do assistente AI do X e xAI de Elon Musk pode estar em risco.

O pedido de marca registada para Grok foi suspenso, por potencialmente interferir com outros nomes já registados, como Groq e Grokstream, e outra empresa que também terá registado o nome Grok para um assistente AI de forma independente da xAI - mas com esse registo a poder ser invalidado por nunca terem chegado a lançar um produto comercial com esse nome. Conhecendo-se os "biliões" por trás de Musk, nesta altura deverá ser pouco provável que o Grok mude de nome, sendo mais provável que os detentores dos direitos, se chegar a tal, cedo a marca registada por um valor simbólico para não se arriscarem a ficar na mira de Musk e terem que enfrentar com a sua legião de fãs, que com um simples pedido directo ou indirecto, podem causar grandes dores de cabeça a qualquer "alvo" que ele escolha.


Acidente com Xiaomi SU7 mata 3 pessoas

A Xiaomi está a enfrentar o seu primeiro caso de um acidente mediático com um dos seus automóveis SU7, que chocou contra uma divisória numa auto-estrada e se incendiou, provocando três vítimas mortas.

O veículo estava a circular com o modo "Autopilot" activado há algum tempo e, quando chegou a uma secção em obras, alertou o condutou para assumir o controlo, no entanto a sequência de eventos foi extremamente rápida, com a colisão a ocorrer entre 1 a 3 segundos após o condutor assumir o controlo, indicando que não deverá ter tido tempo para reagir adequadamente.

Falta saber mais detalhes sobre as circunstâncias do acidente, mas relembre-se que também a Tesla passou por um acidente fatal devido a uma colisão com um separador, que parecia ser defeito consistente do Autopilot na altura. Relembrando que os sistemas actuais funcionam bastante bem, até ao momento em que deixam de o fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O IBM Simon foi o primeiro telemóvel com touchscreen, e que também se pode considerar como tendo sido o primeiro smartphone - antes sequer de dessa designação existir. Foi lançado em 1994 e, apesar de ter sido concebido pela IBM, era fabricado pela Mitsubishi.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)