Investigadores criaram novas baterias que podem carregar em 10 minutos, mesmo em temperaturas negativas.
Um dos problemas com os automóveis eléctricos actuais é que o tipo de baterias utilizadas é, normalmente, prejudicado pelo uso em temperaturas baixas. É facto conhecido que a autonomia dos carros eléctricos é penalizada durante os meses de inverno, particularmente em países que enfrentam temperaturas abaixo de zero. Mas, isso poderá tornar-se uma coisa do passado.
Investigadores da Universidade de Michigan e da Arbor Battery Innovations desenvolveram uma bateria de iões de lítio experimental que mantém bom desempenho e carrega rapidamente mesmo com temperaturas negativas.
Normalmente, o frio abranda os processos químicos internos da bateria, principalmente o movimento dos iões de lítio, o que leva a carregamentos mais lentos e menos autonomia. Para resolver isso, os investigadores usaram lasers para alterar o ânodo - onde os iões são armazenados - criando caminhos mais rápidos para o movimento dos iões. Foi também aplicado um revestimento de borato-carbonato de lítio com 20 nanómetros, que evita a criação das "placas" que vão reduzindo a eficiência da bateria.
O resultado final é uma bateria capaz de carregar a 6C (ser recarregada totalmente seis vezes numa hora - ou seja, em apenas 10 minutos) mesmo em temperaturas de -10 °C.
Os investigadores dizem que estas alterações podem ser integradas facilmente nos processos actuais de fabrico de baterias, e evitariam os actuais processos de pré-condicionamento das baterias, em que as mesmas têm que ser aquecidas para atingirem a temperatura ideal de carregamento.
2025/04/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)