A SpaceX vai usar no sétimo voo de testes da Starship um um booster Super Heavy reutilizado, aproximando-se do objectivo de tornar o sistema Starship completamente reutilizável. O teste estático foi bem sucedido, com uma duração de oito segundos para validar que tudo funcionava bem.
O booster em causa, designado Booster 14, já tinha sido lançado em Janeiro e será utilizado novamente no próximo voo de teste do Starship. Segundo a SpaceX, 29 dos 33 motores Raptor do Booster 14 já foram usados anteriormente.
O Super Heavy é o maior e mais poderoso foguete da actualidade - mais alto que um Boeing 747 na vertical - e produz mais do dobro do poder de impulso do famoso Saturn V da NASA. Depois de um primeiro teste falhado, acumulou sete lançamentos bem-sucedidos consecutivos, incluindo várias aterragens espectaculares directamente na torre de lançamento; embora ainda vá demorar bastante para apanhar o seu congénere mais pequeno, o Falcon 9, que já aterrou com sucesso 426 vezes.Static fire of the Super Heavy preparing to launch Starship's ninth flight test. This booster previously launched and returned on Flight 7 and 29 of its 33 Raptor engines are flight proven pic.twitter.com/XBOvoZezvJ
— SpaceX (@SpaceX) April 3, 2025
Ao contrário das primeiras reutilizações dos Falcon 9, que exigiam meses de transporte e inspeção, o Super Heavy está a ser preparado para possibilitar a reutilização sem necessidade de manutenções complexas entre voos; de modo a que, um dia, se possa chegar ao ponto de fazer um lançamento, aterrar, reabastecer, e fazer novo lançamento. Agora só falta que a parte superior - a Starship em si - consiga acompanhar esse objectivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)