2025/12/12

OpenAI lança GPT-5.2

A OpenAI lançou o mais recente e poderoso GPT-5.2, para dar resposta ao sucesso do Gemini 3.

A OpenAI lançou o GPT-5.2, o seu novo modelo de topo, num momento em que enfrenta pressão crescente da Google e tornando-se no primeiro modelo lançado após o alerta interno de "código vermelho" devido à queda de tráfego no ChatGPT. O modelo chega em três variantes - Instant, Thinking e Pro - pensadas para tudo, desde respostas rápidas do dia-a-dia até tarefas complexas de raciocínio, programação, análise de longos documentos, e fluxos de trabalho multi-etapas. A OpenAI apresenta o GPT-5.2 como o seu modelo mais avançado para developers e profissionais.

A OpenAI diz que o modo Thinking do GPT-5.2 ultrapassa o Gemini 3 e o Claude Opus 4.5 em quase todos os testes de raciocínio, incluindo os GPQA Diamond, ARC-AGI e SWE-Bench Pro. Os investigadores da empresa sublinham que melhorias em matemática são um sinal de melhor lógica multi-passo, consistência e menos erros - aspectos fundamentais para áreas como finanças, engenharia, previsão e análise de dados.
A OpenAI direcciona o GPT-5.2 para uso empresarial e para o ecossistema de ferramentas para developers, num momento em que a utilização empresarial dos seus serviços tem crescido a bom ritmo - algo que acaba por ser de importância crítica, tendo em conta os investimentos "megalómanos" que está a fazer em data centers AI para os próximos anos. Mas, esta questão do preço torna-se também num ponto penalizador: o custo dos modos avançados do GPT-5.2 é bastante elevado, levando muitos a acusar a OpenAI de fazer um lançamento "para as notícias" que não terá impacto real no mercado (já que outros modelos oferecem resultados idênticos, ou até melhores, por uma fracção do valor).

Ainda assim, a OpenAI soma algumas vitórias noutras áreas, tendo feito uma parceria com a Disney para licenciamento de conteúdos para o Sora - em paralelo com um processo da Disney sobre a Google para que não use os seus conteúdos nos seus modelos AI - e também promete um modo "adulto" para o próximo ano, que deverá reduzir as regras de censura que actualmente limitam o ChatGPT e o seu gerador de imagens e vídeo (isto quando modelos como o Grok da xAI aplicam muito menos restrições).

Dito isto, a Google assegurou que a OpenAI não ficasse confortável com este lançamento, lançando também o seu mais poderoso modo Deep Research no mesmo dia.

Uma coisa é certa, a guerra das AI vai manter-se ao rubro ao longo de 2026!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)