2026/01/11

Anthem deixa de poder ser jogado

O vistoso mas problemático Anthem deixa de poder ser jogado - devido ao encerramento dos servidores.

Cumprindo com o aviso que tinha sido dado em Julho passado, a Electronic Arts vai encerrar os servidores do jogo Anthem a 12 de Janeiro, o que impedirá o jogo de ser jogado devidoa ser um jogo exclusivamente online.

Lançado em 2019, Anthem teve um desenvolvimento atribulado que ficou exposto após a sua apresentação na E3 2017, onde a demo mostrada acabou por ser largamente encenada. O jogo recebeu críticas medianas a negativas e, apesar da promessa inicial de uma grande reformulação, essa reinvenção foi cancelada em 2021 após mudanças na liderança do estúdio.


Mesmo sem desenvolvimento ativo durante anos, os servidores mantiveram-se online e continuaram a atrair uma pequena comunidade. Centenas ou milhares de jogadores ainda o jogavam diariamente, com alguns fãs a sonhar com a possibilidade de surgirem servidores privados que mantivessem o jogo funcional.

Este é apenas mais um exemplo que relembra a volatilidade dos jogos modernos. As versões digitais já foram removidas das lojas e serviços de subscrição, e as cópias físicas usadas de nada ajudaram a não ser que surjam hacks da comunidade que permitam o uso de servidores não oficiais. Relembre-se que se está a falar de um jogo que era preciso comprar a preço completo e não um jogo "free to play" - e que, de forma unilateral e sem dar qualquer opção de recurso, é sumariamente removido sem que possa continuar a ser jogado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)