2026/01/07

Como resolver vídeo "lento" no YouTube

Quem estiver a sofrer com problemas de "dropped frames" na reprodução de vídeo no YouTube pode tentar esta correcção simples (e eficaz).

Recentemente, deparei-me com a frustrante situação de ver os vídeos no YouTube a serem reproduzidos aos "saltos" - o chamado "stuttering", com inúmeras "drop frames". Como isto passou a acontecer após uma série de actualizações de diferentes programas e drivers, não era fácil saber o que poderia ter causado tal coisa, sendo que a única certeza era a de que o computador em questão sempre tinha sido capaz de reproduzir vídeo, mesmo em qualidade 4K, sem qualquer problema.

Ora bem, não faltam na internet respostas sobre como resolver problemas no YouTube, mas acabei por ir dar a uma que, apesar de me parecer um pouco estranha, decidi experimentar.

A sugestão era a de desligar o o suporte experimental do protocolo QUIC (da própria Google) no Chrome. Era algo que me parecia estranho por ser um protocolo que a Google já utiliza há mais de uma década, e que não me parecia poder ser o problema. Mas, como era algo fácil de testar...

Para desligar o QUIC no Chrome basta:
  1. dar um salto ao chrome://flags
  2. pesquisar por "QUIC"
  3. alterar a flag "Experimental QUIC protocol" para "Disabled"
  4. reiniciar o Chrome (podem fazer chrome://restart)
Ora, para minha surpresa, isto de facto resolveu o problema, passando a poder ver os vídeos de forma totalmente fluida e sem "drop frames" (algo que pode ser validado clicando com o botão direito sobre um vídeo do YouTube e escolhendo a opção "Stats for nerds", que mostra estatísticas sobre o vídeo, e onde se pode ver se o vídeo está a falhar frames.
Mas, claro que a história não teria piada se se ficasse por aqui, e temos um twist final. Por teimosia, decidi comprovar mesmo se seria esta a causa do problema, e como tal voltei a activar o QUIC no Chrome. Se fosse este efectivamente o problema, os vídeos deveriam voltar a ter drop frames. E, seja lá porque motivo for, mesmo com o QUIC novamente activado, os vídeos continuaram a ser mostrados de forma fluida!

Claro que cada caso é um caso, e isto poderá não resolver o problema para todos. Ainda assim, para quem estiver a lidar com drop frames no YouTube, não custará experimentar desligar o QUIC, ver se resolve o problema, e depois voltar a ligá-lo.

2 comentários: