2013/06/28

Google quer acelerar a web com QUIC


Depois de já ter optimizado as comunicações HTTP com o SPDY (que agora até vai ser suportado pelo IE11, e vai servir de base à nova versão 2.0 do protocolo HTTP) o Google volta à carga com um novo sistema: o QUIC.

Desta vez o alvo é o próprio protocolo TCP. Um protocolo complexo que foi concebido para garantir a integridade das comunicações, tratando de pedir reenvio de pacotes de dados, reorganizando-os, etc. mas que por isso mesmo pode fazer com que a comunicação de dados esteja sujeito a várias "viagens" de ida e volta entre o emissor e receptor - o que demora tempo e causa atrasos.

Por isso o Google está a experimentar este QUIC (Quick UDP Internet Connections), um projecto ainda em fase inicial e que por agora apenas está implementado nas versões de teste e desenvolvimento do Chrome. Este QUIC passa a fazer a comunicação de um canal seguro em cima do protocolo UDP em vez do TCP. O protocolo UDP é bastante mais simples, e não recorre a sistemas que garantam a recepção dos dados, os dados são enviados e... pronto. Qualquer correcção de erros ou pedido de reenvio de dados em falta têm que ser implementados à parte em vez de podermos depender dele como no TCP.

O Google utiliza várias técnicas para fazer com que esses erros não obriguem a retransmissões de dados (como correcção de erros integrada nos pacotes de dados), e espera que este sistema permita ligações e comunicações mais velozes que nunca.

Não será fácil modificar a "estrutura" que tem servido de base à web. Mas tal como o SPDY foi conquistando adeptos, não será impossível que as vantagens deste QUIC - caso se venham a confirmar na utilização no mundo real - possam igualmente ser adoptadas por outros. Por agora o Google pretende fazer testes numa pequena percentagem de utilizadores e num número reduzido dos servidores, sendo que para os utilizadores tudo continuará a funcionar como sempre... apenas de forma mais veloz (espera-se!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)