2009/11/16

Noticias do Dia

Google continua a impulsionar a Internet para a frente, novidades no Wave, mais notícias sobre os Tablet PC que estão para chegar (incluindo o CrunchPad) e o Android 2.0.


Google quer Acelerar a Internet com SPDY


Depois de ter anunciado a sua linguagem de programação Go, o Google volta-se agora para um dos pilares fundamentais de toda a internet, o protocolo HTTP. Este protocolo serve de base a todos os sites que visitamos diariamente, mas - por muito bem que funcione - encontra-se já um pouco desajustado das necessidades actuais (afinal, foi concebido há várias décadas.)

O Google quer implementar algumas alterações com o seu SPDY, que poderão resultar numa velocidade até duas vezes superior no acesso aos sites, para além de uma maior segurança - ao implementar o SSL "de série."

As principais alterações face ao HTTP existente são:
  1.  Multiplexed requests. There is no limit to the number of requests that can be issued concurrently over a single SPDY connection. Because requests are interleaved on a single channel, the efficiency of TCP is much higher.
  2. Prioritized requests. Clients can request certain resources to be delivered first. This avoids the problem of congesting the network channel with non-critical resources when a high-priority request is pending.
  3. Compressed headers. Clients today send a significant amount of redundant data in the form of HTTP headers. Because a single Web page may require 50 or 100 subrequests, this data is significant. Compressing the headers saves a significant amount of latency and bandwidth compared to HTTP.
Algo que deveremos ter em conta, quando até já se fala que a velocidade de carregamento das páginas poderá tornar-se um factor importante para o cálculo do ranking nas pesquisas do Google.

Afinal... o Google tem todo o interesse em tornar a web cada vez mais rápida e funcional, já que prevê que no prazo de um ano, a grande maioria das pessoas possa abandonar de vez os aplicativos do MS Office e usar o Google Docs.


Google Wave implementa "Follow/Unfollow"



Enquanto o Google Wave ainda procura descobrir a sua identidade própria, eis que finalmente parece ter encontrado forma de resolver um problema bastante frequente: o surgimento de novos Waves na nossa "caixa" sem que os tenhamos adicionado?

É que basta alguém convidar-nos para um Wave para rapidamente darmos com uma dúzia deles, nos quais não temos interesse algum, a encher-nos todo o ecrã.

Agora o "Mute" passou a "Unfollow", e preve-se que se torne mais simples gerir os waves que queremos (ou não) ver no nosso Google Wave.


Crunchpad está a chegar



Depois de rumores que punham em causa a existência real do Tablet CrunchPad, novas informações garantem que o mesmo continua "sólido" e que será lançado brevemente, com um preço de $300-400 USD.


ICD Vega Tablet

Se o CrunchPad não chegar a tempo e horas, parece que não teremos falta de outras opções. Este ICD Vega Tablet com 3G irá estar disponível em vários tamanhos (7", 11", e 15") com chipset Tegra e Android.



E já que falamos de Android...

Código fonte do Android 2.0 já disponível



... e como seria de esperar, há quem já o tenha posto a correr no G1, o primeiro dispositivo Android.

2 comentários:

  1. Bem, o meu Magic ainda é virgem. Mas acho que é desta que perco a cabeça :)

    ResponderEliminar
  2. n sejas mentirosa Martinha... eu bem sei q n mudas! mas se algum dia kisers, sabes bem kem xatiar :-)

    ResponderEliminar