2009/11/15

Acessibilidades

Este Domingo vou dedicar-me às acessibilides, porque nem todos têm a sorte de poder "navegar" na internet (e não só) como a maioria, e por vezes uma simples imagem, um som, ou uma tag mal colocada podem tornar-se num obstáculo para aqueles com dificuldades visuais, auditivas ou motoras.

Começo com um aparelho da Intel que permite ler livros em voz alta:

Intel Reader


Bem sei que o que está na moda são os eBooks, e que as idiotices dos direitos de autor insistem para que na maior parte dos casos seja bloqueada a possibilidade de estes serem lidos em voz alta, mas este Intel Reader utiliza os "antigos" livros em papel, digitalizando-os e fazendo o reconhecimento de texto.



O mais incompreensível é que este aparelho custe $1,500 USD! Já que me custa a crer que o mesmo não pudesse ser feito com o hardware de um vulgar netbook que custa 1/4 do preço.


Pesquisa acessível para invisuais no Google

O Google tem uma página de pesquisa mais acessível para os invisuais, que permite navegar pelos resultados utilizando as habituais teclas de navegação.
É uma ferramenta experimental, mas que se poderá tornar bastante útil para muitos utilizadores.




Freedom Leg - a muleta do futuro

Se alguma vez partiram um pé ou tornozelo, saberão quanto custa andar com muletas. Para além de incómodas, tornam-se ainda mais irritantes sempre que necessitam utilizar os braços ou as mãos.

Pois bem, com esta Freedom Leg, parece que tudo se torna bem mais simples e prático.








Falar sem falar


Se para muitas pessoas falar não é problema (aliás, algumas haverá que têm problemas em não falar!) para milhares de pessoas com problemas vocais o caso muda de figura.

Pois bem, graças ao Audeo, em breve bastará pensar em falar, para que um pequeno aparelho converta esses impulsos eléctricos em voz sintetizada.

As aplicações deste dispositivo não se limitam aos casos clínicos, sendo perfeitamente possível antever que eventualmente sejam usados como ferramenta para sistemas "mãos livres", e interfaces vocais para computadores onde sejam necessário "falar" mas sem fazer barulho. Afinal... assim poderão estar a conversar ao telemóvel no meio de um restaurante (ou até no meio de uma sessão de cinema) sem incomodar ninguém e com o inerente aumento de privacidade e segurança.


Pintar com os Olhos

Graças ao EyeWriter, que pode ser construido por vocês de forma barata usando material como o EyeCam da PS3, as pessoas tetraplégicas podem usar o seu olhar para interagir com o computador.


The Eyewriter from Evan Roth on Vimeo.

E pensar que tantas vezes se gastam fortunas em equipamentos "profissionais" que nem oferecem um décimo do que este EyeWriter permite.

1 comentário:

  1. Bom post, numa disciplina tive que fazer um trabalho sobre em que é que o meu curso, Eng. Electrotecnica, poderia ajudar as pessoas a poderem usufruir das suas competencias pessoais e interpessoais e no meu grupo optamos por falar sobre tecnologias deste genero.

    ResponderEliminar