2013/06/28

Linux 3.8 prestes a poder dar uso eficiente ao Exynos Octa-Core do Galaxy S4


Embora o Galaxy S4 (alguns) venham equipados com um CPU Exynos octa-core, a verdade é que esse CPU não está a ser aproveitado da forma que devia. A ideia do CPU octa-core com dois blocos quad-core, um dos quais com núcleos de alto-desempenho mas mais gastadores, outros mais fraquinhos mas mais poupados, é bastante interessante mas infelizmente o kernel Linux actual não está preparado para reconhecer núcleos de processamento "diferenciados".

Quer isto dizer que de momento, o Exynos octa-core usa apenas o modo mais básico de utilização desta tecnologia big.LITTLE, transferindo todos processos de um bloco para o outro sempre que a taxa de processamento supera um limite (de forma semelhante à que um único CPU aumenta/baixa a frequência de funcionamento consoante a carga de processamento).

Mas já começam a ficar prontas algumas alterações ao Kernel que lhe dão a capacidade de reconhecer "cores" diferenciados, e assim permitindo uma repartição mais inteligente dos vários processos. Um processo pouco intensivo poderá ser processado num "core" mais poupado; ao mesmo tem que outro processo mais intensivo poderá ser redireccionado para os "cores" mais potentes.

Quer isto dizer que eventualmente, o S4 Exynos 5 poderá receber uma actualização que o torne ainda mais eficiente do que é actualmente... tornando-o simultaneamente mais poupado e potente.

1 comentário:

  1. mesmo Octa e ter o software da samsung (Touchwiz) é lag!
    tem que ser o android stock Pure jelly bean! isso sim roda muito bem e bastante fluído!

    ResponderEliminar