2026/01/11

MS deixa desinstalar Copilot - mas só para empresas

A Microsoft parece ter cedido aos clientes empresariais, e vai dar forma de desinstalar o Copilot - desde que cumpram vários requisitos.

A Microsoft está a testar nova política que dá mais controlo aos administradores sobre o Copilot em dispositivos empresariais geridos. Em vez de apenas o desactivar, a nova opção permite desinstalar completamente o assistente AI.

A política chama-se RemoveMicrosoftCopilotApp e começou a ser disponibilizada nos canais Dev e Beta do programa Insider, em sistemas com o Windows 11 Insider Preview Build 26220.7535. Quando activada, o Copilot é removido em dispositivos geridos através do Microsoft Intune ou do System Center Configuration Manager. Esta política só se aplica em determinados cenários: o Microsoft 365 Copilot e o Microsoft Copilot têm de estar instalados, o Copilot não pode ter sido instalado manualmente pelo utilizador e não pode ter sido aberto nos últimos 28 dias. Ainda assim, os utilizadores continuam a poder reinstalá-lo se assim o desejarem.

Esta medida surge numa altura em que a MS continua a ignorar os pedidos dos utilizadores e a acrescentar o Copilot a praticamente tudo - o último rumor indica que a MS se prepara para acrescentar o Copilot até no File Explorer. Seria preferível que a MS não se sentisse com o direito de poder decidir a forma como os utilizadores desejam usar os seus computadores - não o fazendo, acaba por obrigar os utilizadores a recorrerem a métodos não oficiais para alterarem as definições do Windows, de modo a que recuperem esse controlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)