2026/01/11

SpaceX autorizada a lançar mais 7.500 satélites Starlink

A SpaceX recebeu autorização da FCC para lançar mais 7.500 satélites Starlink.

Enquanto outras empresas de Elon Musk tem estado envolvidas em polémica (a Tesla com as vendas em queda e com as promessas falhadas; o X e o Grok por causa da edição AI que pode despir crianças), a SpaceX vai-se mantendo focada na sua missão e com notícias mais positivas.

A SpaceX recebeu autorização da FCC (Federal Communications Commission) para lançar mais 7.500 satélites Starlink de segunda geração. Com esta decisão, o total de satélites Gen2 aprovados sobe para 15.000, reforçando a cobertura global do serviço de internet por satélite. A decisão da FCC não se limita ao número de satélites, permitindo também que a Starlink opere em cinco bandas de frequência diferentes e forneça conectividade directa para telemóveis fora dos Estados Unidos, além de cobertura suplementar dentro do país, abrindo as portas para a expansão do serviço "Direct to Cell".

A empresa de Elon Musk tinha pedido autorização para lançar 15 mil satélites adicionais, mas por agora a FCC dá luz verde a apenas metade deles. A autorização vem também acompanhada da exigência de prazos a cumprir: a SpaceX terá que colocar em órbita 50% dos satélites aprovados até 1 de Dezembro de 2028, tendo os restantes que ser lançados até Dezembro de 2031.

Recentemente, a SpaceX anunciou também que iria baixar a órbita de alguns satélites Starlink, como forma de reduzir a probilidade de colisões e de acelerar a sua reentrada em caso de qualquer anomalia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)