A Google adicionou a capacidade de gerar música ao Gemini, usando o modelo Lyria 3 da DeepMind.
Tal com já era esperado há algum tempo, a Google está a reforçar o lado criativo do Gemini. O assistente AI passa agora a poder gerar músicas com até 30 segundos a partir de simples descrições em texto, ou até imagens, recorrendo ao Lyria 3, o mais recente modelo de geração musical da Google DeepMind. A funcionalidade está a ser disponibilizada em versão beta na aplicação Gemini e suporta vários idiomas, incluindo português.
Qualquer utilizador com mais de 18 anos pode experimentar, embora os subscritores dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra tenham limites de utilização mais elevados. Para criar uma música, basta descrever uma ideia, género, estado de espírito ou até carregar uma fotografia ou vídeo como inspiração. O Gemini pode gerar músicas instrumentais ou cantadas - com as letras a serem criadas automaticamente. A capa é também gerada de forma automática através do modelo Nano Banana.
Segundo a Google, o objectivo não é criar obras-primas musicais, mas oferecer uma forma divertida e personalizada de expressão. As músicas são pensadas para refletir o "vibe" do momento, ou para acompanhar uma memória específica, uma piada interna ou um determinado estilo musical. Caso o utilizador mencione um artista, o sistema utiliza apenas essa referência como inspiração geral, sem imitar directamente o seu trabalho.
Para garantir transparência, todas as faixas incluem o SynthID, um marcador invisível da Google para identificar conteúdos gerados por AI. A empresa diz também existirem filtros para evitar semelhanças excessivas com músicas existentes e que os utilizadores podem reportar qualquer conteúdo que viole direitos de autor.
A limitação aos 30 segundos é certamente uma forma da Google evitar problemas directos com os grandes estúdios - ao estilo do Suno, que foi forçado a fazer uma parceria com a Warner Music. Ainda assim, esta é uma área onde têm havido grandes avanços, havendo já modelos open-source que permitem criar músicas com qualidade quase ao nível do Suno em qualquer computador doméstico. A grande vantagem da Google é que, ao colocar isto no Gemini, faz com que fique imediatamente acessível, a um toque de distância, para centenas de milhões de utilizadores.
2026/02/19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)