2007/11/25

França quer cortar Internet aos "piratas"

Uma nova organização anti-pirataria em França pretende cortar o acesso Internet aos utilizadores que sejam apanhados a transferir conteúdo ilegal.

O plano consistiria numa política de "3 tentativas", só sendo cortado o acesso depois de o utilizador já ter sido aviso anteriormente por 2 vezes. Um painel independente, supervisionado por um oficial do tribunal seria responsável por determinar quando e como o aviso seria enviado ao utilizador.

O presidente da FNAC, Denis Olivennes, diz que as vendas de música nas suas lojas estão a sofrer bastante com a pirataria na Internet. No entanto, diz que as multas milionárias e sentenças de prisão são medidas desproporcionadas. Segundo ele, impedir que essas pessoas possam usar a Internet é um castigo muito mais apropriado. O Syndicat National de l'Edition Phonographique (SNEP), diz que as vendas baixaram 40 porcento nos últimos 4 anos.

A decisão foi descrita como "um momento decisivo para o futuro de uma Internet civilizada," pelo Presidente Francês Nicolas Sarkozy. "Corremos o risco de testemunhar uma destruição genuina da Cultura," disse ele.

Ainda que os lobbys da indústria da música e do cinema tivessem aplaudido a ideia, outros políticos e grupos de protecção dos consumidores acreditam que a iniciativa possa acabar por ser demasiado restrictiva. A iniciativa é "muito dura, potencialmente destruidora das liberdades individuais, anti-económica e contra a história digital" disse o grupo de consumidores UFC Que Choisir num comunicado oficial.

... E eu que pensava que a França ainda se revia na máxima:"Liberté, Fraternité, Equalité!"
Parece que a liberdade esta cada vez mais em risco de extinção.

via [Dailytech]

2 comentários:

  1. tungas! o_0

    olha, a netcabo já começou a fazer isso! ;P

    ResponderEliminar
  2. naa, eles na Netcabo são mais simpáticos: tens 12Mbits mas não te deixam fazer nenhum download - assim já nao precisam cortar o serviço e continuas a pagar!

    ResponderEliminar